Sesacre admite limitar fornecimento de máscaras de proteção a servidores

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) afirma que tem orientado os profissionais de saúde para o ‘uso inteligente’ de máscaras de proteção. Em resposta à matéria “Servidor denuncia falta de máscara N95 no PS e ‘calote’ no adicional de insalubridade”, publicada pelo oacreagora.com, a assessoria de imprensa do órgão encaminhou nota na qual afirma que a medida visa “sensibilizar os trabalhadores de que os estoques de máscaras devem ser preservados de forma inteligente”.

Ainda de acordo com a nota, a Sesacre recebeu, do Ministério da Saúde, R$ 1,2 milhão para a compra de insumos, entre os quais kits de testes para o novo coronavírus e máscaras de proteção.

A assessoria não comentou a queixa do servidor do Pronto Socorro do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) quanto ao corte do adicional de insalubridade nos vencimentos.  

Leia a íntegra da nota da Sesacre a seguir:

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) está orientando seus profissionais para o uso das máscaras de proteção somente quando indispensável, nos setores que estão diretamente lidando com o público, aquele que se enquadra em situação de suspeita para contágio do coronavírus.

O objetivo é sensibilizar os trabalhadores de que os estoques de máscaras devem ser preservados de forma inteligente, para que não venham a faltar pelos próximos dias ou enquanto ele é resposto.

Vale ressaltar que a Sesacre recebeu R$ 1,2 milhão do Ministério da Saúde para a compra de insumos, entre kits de testes, máscaras e outros itens importantes para não interromper os atendimentos.

Mais algumas informações importantes

A UPA do Segundo Distrito e o Pronto-Socorro de Rio Branco continuam sendo as unidades de referência para testes na capital, no entanto, o recomendado é que as pessoas que vão fazer o testes tenham os sintomas para a covid-19, que são tosse forte, febre, falta de ar, dor de cabeça e coriza.

Pessoas que chegam de outros estados, ou de outros países, devem ter a sensibilidade de permanecer em isolamento domiciliar por pelo menos sete dias, ainda que não tenham nada. Nesse período, ela deve ficar atenta a eventuais aparecimentos dos sintomas já citados. Em caso contrário, só então, ela deve ir trabalhar ou ir para a escola ou para faculdade.

Pessoas cujos exames deram positivo para a covid-19 não ficarão internadas, a não ser que estejam em estado grave e se enquadrem no grupo de risco (idosos e pacientes com problemas crônicos respiratórios).

Testou positivo para a covid-19, o procedimento é isolar-se em casa, repousar e receber o acompanhamento dos profissionais de Saúde da Atenção Básica, a cargo da Saúde da Prefeitura de Rio Branco. E aí vêm também aqueles procedimentos de higiene familiar, como não compartilhas copos, pratos, talheres, toalha, por exemplo, com os parentes.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB