Saúde elabora estratégias para não perder vacinas prestes a vencer


source
Saúde diz que “trabalha” para não perder vacinas prestes a vencer
André Biernath – @andre_biernath – Da BBC News Brasil em Londres

Saúde diz que “trabalha” para não perder vacinas prestes a vencer

Nesta segunda-feira (20), o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, disse que a pasta “trabalha em estratégias” para não perder as 28 milhões de doses de vacinas contra a Covid que estão próximas da data de vencimento.

Segundo o levantamento realizado pela secretaria de Controle Executivo da Saúde do Tribunal de Contas da União (TCU), parte das doses tem prazo de vencimento previsto para os meses de julho e agosto deste ano.

A maioria, 26 milhões, são do laboratório AstraZeneca. Outro 1,9 milhão são da Pfizer. Os imunizantes custaram aos cofres públicos cerca de R$ 1,23 bilhão.

De acordo com o secretário Arnaldo Medeiros, o governo federal trabalha para realizar a distribuição das doses aos estados e municípios. Ele convocou a população a buscar os postos de saúde e completar o esquema vacinal.

De acordo com a pasta, 22 milhões de brasileiros ainda não tomaram a segunda dose do imunizante. Outros 62 milhões ainda não receberam o primeiro reforço. Além disso, 27 milhões estão com a segunda dose de reforço em atraso.

“A gente está cada vez mais procurando distribuir todas essas doses com estratégias para avançarmos nesta campanha. O Ministério da Saúde está fazendo todo o trabalho para que nenhuma dose seja perdida. Estamos convocando a população brasileira para tomar essas doses. Se quem é apto a tomar seu primeiro e segundo reforço procurar o posto de vacinação, certamente nenhuma dose será perdida”, afirmou o secretário.

De acordo com o gestor, cabe às farmacêuticas procurarem a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pedir ampliação do prazo de validade dos imunizantes.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Fonte: IG SAÚDE

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB