Vírus acumula mutações perigosas e contágio é mais letal, diz Thor Dantas

O médico infectologista acreano Thor Dantas, um dos mais renomados na área da medicina, fez um alerta nas redes sociais quanto às mutações do novo coronavírus. Ele afirma que a Síndrome Aguda Respiratória (SARs), com essas novas variantes, são de contágio mais rápido e letal.

Thor Dantas já foi contaminado pela Covid-19, tendo sido inclusive transferido para o estado de São Paulo, onde se curou da doença.

Leia o que disse o médico sobre a nova variante do coronavíirus:

“É extremante preocupante a situação da emergência dessas variantes do covid, incluindo a brasileira, que acumula mutações potencialmente perigosas.

Mutações virais podem impactar em: transmissibilidade, gravidade da doença, resposta à vacina, desempenho dos tetes diagnósticos (falsos negativos) e resistência aos tratamentos.

Já há evidências de que as algumas variantes aumentem a transmissibilidade do covid em cerca de 50% e, infelizmente, começam a sair os primeiros dados sugerindo que aumentam o risco de reinfecção e escapem, em alguma medida, dos anticorpos induzidos pelas vacinas…

Mutações surgem naturalmente com a multiplicação e disseminação viral. Se o vírus circula muito ele sofre muitas mutações. Se circula pouco, sofre poucas mutações.

Por isso devemos fazer todo esforço para que o vírus não circule, ou seja, não seja transmitido de pessoa a pessoa…

Imunidade coletiva (de “rebanho”), só será alcançada com vacinação!

Com disseminação viral livre o que teremos é surgimento de variantes/cepas diferentes, e perigosas”

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB