O Boletim Epidemiológico nº 22, divulgado nesta sexta‑feira (3) pela Sesacre, registrou 1.770 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre janeiro e 27 de junho de 2026, alta de 34,3% em relação ao mesmo período de 2025.
Em 2025, o estado contabilizou 1.318 casos de SRAG; em 2024, foram 1.479, o que representa crescimento de 19,7% em relação a 2024. O aumento das internações graves ocorreu apesar da queda nos atendimentos por síndrome gripal, que recuaram 18,7% frente a 2025 e 13,1% frente a 2024, indicando circulação contínua de vírus respiratórios.
A Sesacre destaca que crianças de até nove anos e idosos com 60 anos ou mais concentram as maiores taxas de internação por SRAG no estado. Nos exames laboratoriais, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e o rinovírus foram os agentes mais identificados entre os pacientes com SRAG; também foram detectados Influenza A, Influenza A (H1N1), SARS-CoV-2, adenovírus e metapneumovírus.
Nos atendimentos por síndrome gripal, predominam rinovírus, Influenza A e VSR. Em número absoluto, Rio Branco lidera com 681 notificações, seguido por Cruzeiro do Sul (244), Marechal Thaumaturgo (138), Feijó (125) e Mâncio Lima (82).
Quando considerada a incidência é calculada por habitante, Marechal Thaumaturgo apresenta risco crítico e surto extremo; Mâncio Lima, Jordão e Feijó também são classificados em nível crítico.
A Sesacre recomenda que a população, sobretudo os grupos vulneráveis, mantenha a vacinação em dia e adote medidas preventivas como higienização frequente das mãos, etiqueta respiratória e uso de máscara ao apresentar sintomas ou em ambientes de maior risco de transmissão.
