SP: TJ libera São José dos Campos para ficar na fase laranja do Plano São Paulo


source
TJ libera São José dos Campos (SP) para ficar na fase laranja do Plano São Paulo
Reprodução: BBC News Brasil

TJ libera São José dos Campos (SP) para ficar na fase laranja do Plano São Paulo

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), acatou o pedido da prefeitura de São José dos Campos, para que a cidade seja mantida na fase laranja do Plano São Paulo, ao invés da fase vermelha, prevista para todo o estado pelo governador João Doria (PSDB). A cidade afirma que sua ocupação de leitos de UTIs, não deveria ser significativa para uma mudança mais restrita no plano de combate a covid-19 . As informações foram apuradas pelo Uol.  

Nesta semana, foi anunciado por Doria que estado passaria a integrar a fase vermelha do Plano e que já passaria a valer neste sábado (06). As novas restrições estão sendo postas em prática em razão ao aumento do número de casos do novo coronavírus no estado paulistas e também, em todo o país. Na sexta, o Brasil registrou pelo quarto dia consecutivo, cerca de 1,7 mil mortes. 

No TJ-SP, o desembargador Jeferson Moreira de Carvalho ressaltou que o pedido de São José dos Campos deveria ser aceito pois o Plano apresenta critérios para a fase vermelha, como por exemplo, ocupação dos leitos de UTI em torno de 75%, o que não é o caso da localidade.  

Em vídeo divulgado em suas redes sociais, o prefeito da cidade Felicio Ramuth (OSDB), declarou que a “justiça foi feita”. “A decisão do Tribunal poderia até nos levar a fase amarela, mas por cuidado nós vamos permanecer na fase laranja. A Justiça desta vez teve total coerência ao entender os nossos argumentos em relação ao Plano São Paulo”, disse. 

“Nós fizemos a lição de casa. Você cidadão de São José fez a lição de casa. Peço seu cuidado e atenção para que nos próximos dias possamos ter indicadores para continuar na fase laranja”, afirmou, dizendo que, caso seja preciso, instalará a fase vermelha na cidade. 

Cerca de 19 hospitais da rede pública em São Paulo alcançaram 100% de ocupação nos leitos de UTI e outros seis já passavam de 90% de ocupação, segundo os dados divulgados pelo governo estadual, na sexta-feira (05). Na rede de saúde privada, o Hospital Israelita Albert Einstein teve registro de números altíssimos de internações pelo novo coronavírus, marcas mais altos desde o início da pandemia, cerca de 166 pacientes se encontram na terapia intensiva e na enfermaria. 

Fonte: IG SAÚDE

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB