Socorro Neri visita comunidade Huni Kuin na Transacrena

 Quilômetro 36 da estrada Transacrena, Ramal do Goiabal. É neste endereço que está localizada a comunidade Ruwa Karu Yuxibu Huni Kuin, que recebeu a visita da prefeita e candidata à reeleição, Socorro Neri40, nesta quinta-feira (29).

O cacique Mapu Huni Kuin é a liderança do local que tem feito um bonito trabalho de resgate e acolhimento dos indígenas de várias etnias que chegam até a capital do Estado vindos de todas as regiões do Acre. “São muitos os jovens indígenas que vêm pra cidade em busca de estudos, não encontram oportunidades e acabam se perdendo. Então nós fizemos esse centro cultural de fortalecimento da identidade Huni Kuin onde nossos parentes podem se conectar com o espírito maior e a partir daí ter um encaminhamento, um entendimento”, disse.

Segundo o cacique, durante a pandemia do novo coronavírus, a comunidade também tem realizado a doação de alimentos aos indígenas em situação de vulnerabilidade e que estão em Rio Branco. Ele falou ainda da importância e do quanto era significativa a presença da prefeita e candidata Socorro Neri40.

“A gente sabe que nessa pandemia toda a humanidade está passando por dificuldades e a gente também está preparando nossos alimentos pra que a gente possa dar pros nossos parentes que estão em dificuldade. São com essas famílias que a gente tem trabalhado pra que elas possam voltar a viver a vida cotidiana normal como o povo nativo que vive na floresta. É muito bom ver a Socorro Neri aqui porque é importante saber que as pessoas que estão nos representando tem empatia por nossa cultura”.

O candidato a vice-prefeito, Eduardo Ribeiro, disse que a agenda era revigorante. “Estou muito feliz de estar ao lado da prefeita Socorro Neri e de estar aqui nessa manhã. É com muita satisfação que estou aqui, nesse ambiente tão alegre e que representa tanta coisa boa. E com a prefeita eu espero que a gente possa construir políticas públicas para que vocês de fato possam se sentir representados. Esse é o nosso papel e o nosso compromisso, muito obrigado”.

Socorro Neri40 afirmou que se sentia em casa e acolhida pela identificação com o Acre profundo, da floresta e das barrancas dos rios. “Entre vocês me sinto em casa, porque sou do Tarauacá, território tradicional dos Kaxi. Mas também porque sei que os Huni Kuin são o maior de nossos povos indígenas.

Como prefeita dessa cidade sei que é aqui em nossa capital que se reúnem lideranças, estudantes, pessoas que precisam de cuidados médicos ou mesmo famílias indígenas de todas as aldeias do Acre. E Rio Branco é uma grande aldeia acreana. O lugar de encontro de todos os povos do Acre. E isso me orgulha como prefeita de Rio Branco”.

A prefeita também falou que a iniciativa desenvolvida pela comunidade é louvável e que merece ter toda atenção e respeito do poder público. “Como poder público municipal temos que dar o apoio necessário para que o sentido desse centro possa ser alcançado e ampliado”.

E ressaltou: “Esse é o nosso diferencial no mundo. Somos uma cidade no meio da floresta, formada por todos os povos originários, pelos que vieram depois e pelos que continuam vindo. E quero, me dedicar a trabalhar por todos “.

Para a prefeita Socorro Neri40, os povos indígenas são muito importantes nesse melhor que se quer para Rio Branco. Socorro Neri disse que a experiência dos Huni Kuin tem potencial pra se tornar uma referência no uso sábio de nossos recursos.

“Aqui, a partir dos conhecimentos tradicionais dos Huni Kuin, quem sabe, podem surgir novas maneiras de cuidar de nosso lugar e viver uma vida mais equilibrada, segura e sustentável”.

A prefeita disse que se sentiu revigorada com a ida ao Centro. “Me me animo de ver essa iniciativa dos Huni Kuin e acredito que essa nossa gente verdadeira, saberá, aqui nesse pedaço de chão, plantar a verdade de seus corações. E com a força de sua cultura e a proteção da floresta haveremos de colher bons e saborosos frutos. Contem comigo”, finalizou.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB