O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Acre (Sintect-AC) e o curso de Psicologia da Universidade Federal do Acre (Ufac) promovem a campanha “Vamos Enviar Cartas”. A ação visa proporcionar o cuidado com a saúde daqueles que estão sofrendo ou que tiveram agravadas a ansiedade, a depressão e demais problemas causados durante a pandemia do novo coronavírus.
A campanha começou no dia 4 e vai até o dia 15. As cartas podem ser endereçadas de forma fictícia a quem você deseja se expressar, sendo para você mesmo ou a quem desejar, até mesmo governo federal, estadual, municipal, podendo ser online ou escrita à mão. Após o prazo para envio, os psicólogos vão agendar um evento online que abordará a campanha com foco na saúde dos participantes.
Para enviar a carta online, acesse o formulário aqui. As cartas escritas à mão são direcionadas ao endereço: Av Epaminondas Jácome, 3218, altos, bairro Base, Cep 69900-034, Cidade Rio Branco- Acre, com destinatário “Vamos Enviar Cartas”.
A pandemia afetou toda a sociedade, principalmente a qualidade de vida dos indivíduos, afetando diretamente a mente. As pessoas que já sofriam com problemas e transtornos foram intensamente afetadas pelo estresse do isolamento e o medo da doença. Os problemas mais comuns têm sido: ansiedade, depressão e ataques de pânico.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 1 bilhão de pessoas vivem com transtorno mental, 40% dos brasileiros afirmam sentirem tristeza ou depressão na pandemia. “A ideia é abordar essas temáticas e propiciar um debate em que as pessoas se manifestem sobre esses pontos que estão incomodando”, disse a presidente do (Sintect-AC), Suzy Cristiny.