O secretário municipal de Assistência Social de Rio Branco, João Marcos Luz, decidiu trocar o gabinete, em pleno período de alagação, pela estrada e anunciou que está participando da caminhada organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) com destino a Brasília. O ato, batizado de “Acorda Brasil”, tem como principal bandeira a defesa de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e às pessoas presas após os ataques de 8 de janeiro.
A adesão do secretário também tem peso político local. Além de integrar a gestão do prefeito Tião Bocalom, Luz se apresenta como liderança do Movimento de Direita do Acre (MDA) e afirmou que pretende “representar” o grupo na mobilização.
Ainda em Rio Branco, antes de seguir viagem, ele justificou a decisão como um chamado pessoal para participar do ato e reforçar apoio à iniciativa liderada pelo parlamentar mineiro. Já durante o percurso, o secretário adotou um tom religioso para descrever a caminhada, afirmando que a mobilização seria uma mistura de esforço físico e fé.
A movimentação ocorre em meio à tentativa de setores da direita de manter o tema da anistia em evidência, mesmo diante das investigações e condenações relacionadas aos atos golpistas de 8 de janeiro. Ao aderir publicamente ao ato, João Marcos Luz passa a associar seu cargo na administração municipal a uma agenda nacional de forte polarização, marcada por discursos políticos, religiosos e simbólicos.
