Sebrae cria fundo para avalizar empréstimos a microempreendedores

Pesquisas do Sebrae revelaram que a falta de garantias é uma das principais dificuldades apontadas para o acesso ao financiamento bancário por empresas de pequeno porte. Por essa razão, o órgão instituiu o Fampe (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas).

Por meio dele, o Sebrae vai se tornar avalista em operações de crédito contratadas pelos pequenos negócios junto às instituições financeiras conveniadas. É uma forma de ajudar os pequenos empreendedores a acessarem empréstimos e financiamentos.

Destinado a Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), o Fampe também está disponível para pequenas agroindústrias formalizadas conforme parâmetros da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

Para usufruir da nova ferramenta, o empreendedor precisa consultar o gerente da instituição financeira na qual possui relacionamento bancário e se informar sobre as linhas de crédito adequadas às suas necessidades. Vale ressaltar que a instituição deve ser conveniada com o Sebrae para operacionalizar o Fampe. É preciso ainda consultar sobre a possibilidade de incluir o Fampe como aval complementar, no caso das garantias reais e pessoais não serem suficientes para atender aos requisitos exigidos.

“A instituição financeira analisará a proposta de crédito e informará se será necessário ou não o uso do Fampe. Sendo necessário, informará os valores e o incluirá na cédula de crédito, podendo, conforme negociação, ser um item financiável”, diz o site do Sebrae.

Leia mais no site do Sebrae, clicando aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB