Risco de gripe aviária faz governo suspender exposição de aves na Expoacre 2023

O governo suspendeu a exposição a exposição de aves na Expoacre 2023, que acontece entre julho e agosto. O motivo é o decreto de emergência do Ministério da Agricultura por conta da gripe aviária (H5N1).

O Acre não tem casos suspeitos da doença, mas o decreto vale por seis meses e tem objetivo de reforçar cuidados nas granjas para evitar a contaminação. O Brasil, no entanto, já tem oito casos confirmados, sendo sete no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro.

A gripe aviária é uma doença viral que afeta principalmente aves, mas que também pode ser transmitida para humanos. Foi identificada pela primeira vez em 1955, na Itália, mas foi no final dos anos 90 e início dos anos 2000 que ganhou destaque mundial devido aos surtos que ocorreram em diversos países, principalmente na Ásia.

Os perigos da gripe aviária estão, principalmente, na possibilidade de mutação do vírus e em sua capacidade de transmissão entre humanos, o que pode levar a uma pandemia. Até o momento, não há casos confirmados de transmissão efetiva entre humanos, mas é importante que medidas de prevenção e controle sejam adotadas para evitar o alastramento da doença. Ainda não há uma cura para a gripe aviária e o tratamento é realizado com antivirais específicos para a doença.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB