A convenção do PSDB confirmou Tião Bocalom como candidato ao Governo do Acre e nomeou o Sargento Adonis como vice‑governador.
A decisão foi tomada nesta sexta-feira (31) no Ginásio do Sesi, em Rio Branco, com a presença de filiados, lideranças políticas, apoiadores e representantes da federação PSDB/Cidadania.
Além da chapa principal, o partido anunciou apoio ao deputado federal Eduardo Velloso (Solidariedade) para uma das vagas ao Senado Federal, reforçando a aliança entre as legendas.
Com a homologação, Tião Bocalom entra oficialmente na corrida eleitoral ao lado do policial militar Sargento Adonis, natural de Cruzeiro do Sul, formado em Letras e Direito, que obteve cerca de 21% dos votos válidos quando concorreu à prefeitura da cidade em 2020.
A candidatura representa a quarta tentativa de Bocalom de conquistar o governo do estado. Nascido em Bela Vista do Paraíso (PR), iniciou a carreira política como prefeito de Acrelândia, cargo que ocupou por dois mandatos e meio entre 1993 e 2005.
Em 2020, venceu a prefeita Socorro Neri no segundo turno e foi eleito prefeito de Rio Branco com 62,93% dos votos válidos. Na reeleição de 2024, garantiu a vitória ainda no primeiro turno, obtendo 54,82% dos votos.
No discurso de encerramento, Bocalom destacou que pretende replicar as políticas de produção e desenvolvimento econômico adotadas em sua gestão municipal, afirmando que “o setor produtivo é fundamental para uma economia forte, que por sua vez sustenta a área social e o meio ambiente”.
A aliança com Eduardo Velloso amplia o bloco de apoio à chapa de Bocalom e consolida as articulações para disputar as duas vagas acreanas ao Senado em 2026.
Bocalom integrou o PSDB em março de 2026, após deixar o Partido Liberal (PL), em evento realizado em Brasília com a presença do presidente nacional da legenda, Aécio Neves, marcando o início da construção da candidatura ao governo estadual.
As convenções partidárias podem ocorrer até cinco de agosto, prazo final para a escolha oficial dos candidatos. Após esse período, os partidos deverão registrar os pedidos de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 de agosto, e a campanha terá início no dia seguinte.
Nas eleições de quatro de outubro de 2026, os eleitores acreanos escolherão governador, dois senadores, deputados federais e estaduais. A oficialização da candidatura de Tião Bocalom representa mais um passo na definição do cenário eleitoral do Acre, que deve se consolidar nas próximas semanas.
