Profissionais que atuam no Acre participam de missão com crianças Yanomami

O Acre terá dois representantes na missão humanitária pelas crianças Yanomami, em Roraima. A comunidade virou notícia na última semana por passar por uma crise sanitária que já resultou na morte de 570 crianças por desnutrição e causas evitáveis somente nos últimos anos.

Fazem parte da equipe a médica Bruna Farias, de 31 anos, que nasceu no Paraná e se formou na Ufac, tendo a Pediatria como especialização. Também está na missão o enfermeiro Marcos Lima, doutor em Ciências da Saúde e servidor público da Sesacre (Secretaria Estadual de Saúde).

A terra indígena sofre com a invasão de garimpeiros, que têm causado desorganização social e gerado problemas de segurança, dificultando ainda o acesso de equipes de saúde às regiões em que há doentes, de acordo com o governo federal.

No sábado (21), o Ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional devido à “necessidade de combate à desassistência sanitária dos povos que vivem no território Yanomami”, em Roraima.

Em nota, o Ministério da Saúde pontuou que, desde a última segunda-feira (16), “equipes da pasta se depararam com idosos em estado grave de saúde, com desnutrição grave, além de muitos casos de malária, Infecção Respiratória Aguda (IRA) e outros agravos”.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB