Um homem acusado de abusar sexualmente de adolescentes e produzir material relacionado à exploração sexual infantil foi preso em Rio Branco. A prisão ocorreu no dia 26 de maio, quando ele compareceu a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência e teve constatado um mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça de São Paulo.
A operação integrada entre as Polícias Civis do Acre e de São Paulo teve como ponto-chave o cumprimento de mandado de busca e apreensão, realizado nesta semana por agentes da Delegacia de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Decav-AC). No local, os investigadores apreenderam celulares, pen-drives e um computador usados na prática dos crimes, que serão periciados.
Segundo as investigações, o suspeito — identificado pelas iniciais J.C.S. — utilizava artifícios para atrair e manipular adolescentes do sexo masculino. Ele oferecia créditos para jogos eletrônicos populares como Free Fire e Roblox, e após conquistar a confiança das vítimas, as levava a locais previamente escolhidos, onde cometia os abusos. Os atos eram registrados em fotos e vídeos e compartilhados em ambientes virtuais.
Além dos crimes cometidos na capital acreana, a Polícia Civil de São Paulo identificou que J.C.S. também praticava estupro virtual, com vítimas em diferentes estados brasileiros. O cruzamento de informações entre as duas corporações ajudou a consolidar o caso e viabilizar sua prisão.
Ele foi transferido ao sistema prisional do Acre, e está à disposição da Justiça. O caso segue em investigação.