Prefeitura reforma e revitaliza pontos turísticos e áreas de lazer na capital

Um museu ao ar livre, espaço que é o único seringal urbano do Brasil. Assim é o Parque Capitão Ciríaco, um dos mais belos parques de Rio Branco.

Com as intervenções que estão acontecendo, a área terá a construção da casa do seringueiro, do espaço de leitura, entre outros atrativos. Esse é um dos patrimônios materiais da cidade.

A reforma também se estende ao Parque Chico Mendes, outro ponto turístico que promove lazer às famílias rio-branquenses.

“Essas intervenções são importantes porque são dois ambientes que recebem visitantes desde alunos, em visitas escolares, a famílias inteiras nos finais de semana. Nesta época, em que o mundo ainda enfrenta a pandemia, os parques estão fechados para visitação, e estão em obras para melhor receber a população, quando vencermos a pandemia”, disse Gustavo Menezes, diretor de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

Capitão Ciríaco

Localizado na Travessa Cabanelas, bairro Seis de Agosto, o Parque Capitão Ciríaco está com reforma, em fase de conclusão, e recebeu ação de reflorestamento. A obra realizada pela prefeitura consiste na manutenção das edificações, construções de novos espaços e investimento, com recurso próprio, no resgate da história e identidade acreana.

“Estamos revitalizando para ser um museu ao ar livre, o espaço, é o único seringal urbano do Brasil. Com as intervenções, como a construção da casinha do seringueiro, do espaço de leitura, esse patrimônio material da nossa cidade, ao receber visitas de alunos e de turistas, futuramente, vai apresentar a nossa identidade, a identidade do acreano”, ressaltou Sérgio de Carvalho, diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil.

Aberson Carvalho, secretário de Meio Ambiente de Rio Branco – Semeia, falou sobre o trabalho de reflorestamento desenvolvido pela prefeitura. “O trabalho incluiu o plantio de espécies nativas da região, como mulateiro, castanheira e frutíferas. O manejo do solo e reflorestamento do Parque Capitão Ciríaco contou com o apoio da Embrapa Acre e da Ufac, nas recomendações técnicas pertinentes à parte florestal” disse.

Parque Chico Mendes

No Parque Ambiental Chico Mendes, localizado na AC 40, Vila Acre, a prefeitura, por meio da Seinfra e da Semeia, com recursos próprios e de convênio, realiza serviços remanescentes de revitalização estrutural.

“Entre as ações estamos realizando a pavimentação da trilha, readequação dos banheiros, reforma das passarelas e do zoológico, ampliação da praça de alimentação e reforma que promova acessibilidade também no parquinho, com aquisição de brinquedos novos”, explicou Jesuilson Saturino, empreiteiro da empresa responsável pela obra.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB