A prefeita do município de Brasileia, no interior do Acre, Fernanda Hassem (PT), liberou a realização de eventos religiosos aos domingos, com presença de 30% dos fiéis. O decreto com a permissão foi publicado na edição desta terça-feira (24) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Mas para que as igrejas possam funcionar sob autorização da prefeitura, a prefeita estabeleceu algumas regras, entre as quais a obrigatoriedade de fornecimento aos fiéis de uma pia para lavar as mãos com uso de sabão líquido e papel toalhas – ou álcool etílico hidratado 70º INPM disponibilizados na entrada do templo.
Além disso, as cadeiras terão que estar a no mínimo um metro de distância umas das outras, bem como os frequentadores terão que manter essa mesma distância quando houver bancos de uso coletivo.
As igrejas também deverão fazer a higienização dos assentos com álcool a 70º ou sanitizantes de efeito similar, além de limpeza de rotina antes e após o evento religioso. O uso de equipamentos de proteção individual, caracterizado no mínimo com máscaras, deverá ser observado.
Pessoas que compõem os grupos de risco devem ser impedidas de participar dos eventos.