PF resgata 14 mantidos como trabalhadores escravos no AM

A Polícia Federal resgatou 14 trabalhadores que viviam em condições análogas a de escravos em Boca do Acre, no sul do Amazonas. A Operação Contributo foi deflagrada entre os dias 20 e 24 deste mês, e visava ainda o combate ao desmatamento ilegal e às invasões de terras públicas na região.    

Segundo a PF, que atuou em conjunto com auditores-fiscais do trabalho do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, ICMBIo e Ibama, os trabalhadores resgatados ficavam alojados em acampamentos de lona dentro da mata, sob péssimas condições de higiene e salubridade.

As áreas desmatadas pelos criminosos eram utilizadas, via de regra, para formação de pastagens e criação de boi de corte.

Durante a operação foram apreendidas dez motosserras e três armas de fogo, além de aplicadas diversas multas ambientais por desmatamento ilegal, descumprimento de embargos impostos pelo ICMBio e violação a direitos trabalhistas.

Área de desmate ilegal detectada pelos órgãos de fiscalização ambiental/Foto: assessoria-PF

A operação contou com a participação de oito policiais federais, seis auditores-fiscais do trabalho, quatro agentes do ICMBIo e dois do Ibama, além do apoio do Comando de Aviação Operacional (Caop) da Polícia Federal.

Segundo a PF, as instituições continuarão atuando em conjunto na região, a fim de coibir tais práticas, bem como para retirar os bovinos das áreas embargadas pelos órgãos ambientais e impedir queimadas nas áreas desmatadas.

*Com informações e imagens da assessoria de imprensa da PF no Acre

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB