A Polícia Civil deflagrou, em Rio Branco, a Operação Curto‑Circuito contra grupo investigado por roubos a motoristas de aplicativo. A ação resultou na prisão de um investigado que estava em liberdade e no cumprimento de outros dois mandados dentro do sistema prisional.
O esquema utilizava mulheres que se passavam por passageiras para solicitar corridas a motoristas de veículos eletrificados. Após o embarque e o destravamento das portas, integrantes armados do grupo surgiam, anunciavam o roubo, subtraíam o automóvel e mantinham as vítimas privadas de liberdade. Os veículos eram então empregados em novos roubos contra outras vítimas.
Segundo a investigação, os carros eletrificados eram escolhidos por despertarem menos suspeitas e permitirem deslocamentos longos sem necessidade de abastecimento. Quando a bateria se esgotava, os veículos eram abandonados. Até o momento, mais de 20 vítimas foram identificadas em crimes atribuídos ao grupo.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na região do Calafate, em Rio Branco, onde policiais apreenderam celulares e outros equipamentos eletrônicos de interesse da investigação.
As medidas cautelares foram solicitadas pela autoridade policial, receberam parecer favorável do Ministério Público e foram deferidas pelo Poder Judiciário. Os três investigados permanecem presos à disposição da Justiça.
