PM do Acre vai trocar armamento nacional por pistolas austríacas

Uma instrução normativa assinada pelo comandante-geral da Polícia Militar do Acre, coronel Ulysses Araújo, determina a troca das pistolas produzidas no Brasil pelas afamadas Glock, de fabricação austríaca. Relatório produzido após reunião do Estado Maior da PM, realizada neste mês, revela que as pistolas fabricadas em solo nacional apresentam ‘diversas falhas’ e ‘os mais diversos defeitos’.

Ainda de acordo com a ata do encontro, o uso de armamento nacional, além de constantes recalls, expõe policiais e cidadãos a danos físicos, psicológicos e também à morte.

As pistolas Glock a serem adquiridas pela Polícia Militar serão dos modelos G17, G19 e G26. O calibre 9mm Luger foi definido como padrão das armas de porte semiautomático da corporação.

Policiais que desenvolvem atividades em trajes civis deverão portar armas menos volumosas para passar despercebidas, diz o documento. Entre essas atividades estão a de policiamento correcional, segurança de dignitários, investigação de crimes militares, inteligência policial ou de análise criminal.

As aquisições das pistolas Glock, segundo o comando da PM, serão feitas ‘considerando a necessidade de definição de armamento e munição com eficiência comprovada para o uso policial, por meio de avaliação seguindo critérios de certificação internacional e experiência de campo que atendam aos seguintes fatores: segurança, ergonomia, precisão, durabilidade, economia, necessidade de padronização e simplificação do processo de manutenção e reparo’.

Já as armas intermediárias e longas a serem usadas pela Polícia Militar do Acre foram definidas como as “US MIL-SPEC”, as mesmas utilizadas por forças policiais de referência mundial, segundo a determinação do comando-geral.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB