PF desarticula laboratório de dinheiro falso e prende suspeitos em três estados

A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (22), a Operação No Fake para desmantelar uma organização criminosa investigada por produzir e distribuir cédulas falsas em diferentes estados do país. A ação ocorreu simultaneamente em Pernambuco, Paraíba e Santa Catarina.

Por determinação da Justiça Federal, foram cumpridas 24 medidas cautelares: dez mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão. As intervenções aconteceram nos municípios de João Pessoa e Mogeiro, na Paraíba. Paulista, Abreu e Lima, Caruaru e Igarassu, em Pernambuco. E Lages, em Santa Catarina.

As investigações apontam que o grupo mantinha um laboratório clandestino destinado à fabricação de cédulas falsas. Após a produção, as notas eram comercializadas e distribuídas por meio de redes sociais, aplicativos de mensagens, plataformas digitais e serviços de entrega dos Correios, ampliando o alcance da atividade criminosa.

Durante a operação, os agentes apreenderam equipamentos, documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais que podem reforçar as provas e auxiliar na identificação de todos os envolvidos no esquema.

Além da falsificação de moeda, os investigados poderão responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro, receptação qualificada, adulteração de veículos, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo e suspeitas de negociação de veículos roubados ou clonados.

A Polícia Federal informou que as investigações continuam para identificar outros integrantes da organização e aprofundar a apuração sobre a atuação do grupo em diferentes estados brasileiros.

No dia 18 de junho, três homens foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal na BR-407, em Petrolina, Sertão de Pernambuco, ao serem flagrados transportando mais de R$ 9 mil em notas com indícios de falsificação, ocultas no compartimento do filtro de ar do veículo. A abordagem ocorreu após denúncias de que os suspeitos utilizavam cédulas falsas para compras no distrito de Rajada.

Os policiais encontraram produtos adquiridos recentemente, revistaram o automóvel e localizaram 166 notas suspeitas, totalizando mais de R$ 9 mil. As equipes retornaram ao distrito, identificaram comerciantes que haviam recebido as cédulas e encaminharam os três suspeitos à Delegacia da Polícia Federal em Juazeiro (BA), onde o dinheiro será periciado. O caso segue sob investigação para determinar a origem das notas falsas e possíveis ligações com outros crimes.

Fonte: Terra Brasil

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB