O senador Sérgio Petecão (PSD), candidato à reeleição, declarou nesta sexta‑feira (7) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destinou ao Acre mais recursos e apoio do que o ex‑presidente Jair Bolsonaro (PL) fez durante seu mandato.
A entrevista foi concedida durante a sabatina do Contil Net na Expoacre 2026, quando o parlamentar foi questionado sobre seu posicionamento na corrida presidencial, já que o PSD tem o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como pré‑candidato à Presidência.
Petecão respondeu que seu candidato é Caiado e que, como membro do PSD, mantém a filiação ao partido, afirmando: “O PSD tem um candidato”.
Apesar de apoiar Caiado, o senador fez distinção entre Bolsonaro e o bolsonarismo, ressaltando que não guarda ressentimentos pessoais contra o ex‑presidente. “Fui vice‑líder do Bolsonaro. Não tenho nenhum problema contra ele. Zero”, afirmou.
Em seguida, comparou os dois governos quanto aos investimentos no estado, citando a BR‑364 como exemplo de obra realizada sob a gestão de Lula.
Petecão também destacou recursos destinados à agricultura familiar e a entrega de tratores e máquinas a cooperativas e produtores rurais, atribuindo essas conquistas ao apoio do governo federal durante o mandato de Lula, e negando ter recebido apoio semelhante no período de Bolsonaro.
O senador pediu que a população acreana não transforme as ações do poder público em disputa ideológica entre Lula e Bolsonaro, afirmando que o foco deve ser a chegada de investimentos e serviços, independentemente de quem ocupe o Palácio do Planalto. “Se o ramal for asfaltado por Lula, aceito. Se for por Bolsonaro, aceito também”, disse.
Petecão garantiu que, caso Caiado não vença a eleição, continuará buscando recursos para o Acre junto ao governo que assumir o Planalto, inclusive mencionando a possibilidade de solicitar apoio ao filho de Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, caso este seja eleito.
Ao concluir, ressaltou que não coloca interesses políticos pessoais acima das demandas do estado, declarando: “Não tenho vaidade política”.
