Os parques municipais da cidade de Rio Branco voltam a funcionar em horário normal, porém com normas específicas e cumprindo todo o protocolo exigido para o Covid-19.
De acordo com o médico Osvaldo de Souza Leal, coordenador do Comitê Municipal de Combate à Pandemia do novo coronavírus, a resolução dos parques permite a utilização dos espaços dentro das regras sanitárias de uso obrigatório de máscara, distanciamento mínimo de 2 metros e higienização das mãos.
A medida entrou em vigor na última segunda-feira (12) e segundo o secretário de Meio Ambiente da cidade, Aberson Carvalho, o Horto Florestal, que recebe em média 2 mil pessoas diariamente, reabre nesta quarta-feira (14), em razão de adaptações para essa nova organização.
“Mesmo com a liberação vamos ter algumas restrições, como quantitativo de pessoas, aferição de temperatura e também a higienização com álcool em gel”, destacou Aberson.
O secretário explicou ainda que no espaço serão permitidas somente 300 pessoas por vez. Nesse período, o Horto Florestal só vai receber pessoas pela entrada principal e de forma individualizada.
A Vigilância Sanitária e o município entendem que ainda não é o momento de liberar os playgrounds no horto, a ala dos brinquedos e a academia comunitária por conta da segurança sanitária da população.
Carvalho esclareceu ainda que o Parque Chico Mendes está em reforma e, em virtude da pandemia, sofreu um atraso no cronograma de entrega.
“Sabemos a importância dele, porém se trata de um espaço público que precisa passar por uma adaptação, principalmente por que é frequentado por um expressivo número de crianças. Estamos providenciando a reforma”, afirmou.