Aprovação de Bolsonaro
Pesquisa divulgada pelo Instituto Data Folha nesta segunda-feira (23) mostra que 56% dos eleitores do presidente Jair Messias Bolsonaro aprovam a sua atuação contra a pandemia do coronavírus. Quase metade, portanto, de seus eleitores não concordam com as ações do presidente.
Baixa
Quando a pesquisa é estendida à toda população brasileira, ou seja, para quem votou ou não em Bolsonaro, sua aprovação cai para 35%.
Agiu mal
Para 58% dos entrevistados o presidente agiu mal em cumprimentar eleitores em meio à pandemia do coronavírus.
Arrependimento
Ainda segundo o Data Folha, 11% dos homens estão arrependidos de terem votado em Bolsonaro. Entre as mulheres o número de arrependidas sobe para 19%.
Reunião
Em reunião na noite da última segunda-feira (23) entre a Federação das Indústrias do Acre (Fieac), a Associação Comercial do Acre (Acisa) e o Governo do Estado, foram tomadas medidas que visam diminuir o impacto negativo para o comércio e indústria do Acre por conta do coronavírus.
Construção civil
Ficou decidido que a construção civil continua a trabalhar no mesmo ritmo. Respeitando porém, os cuidados necessários para o momento e evitando qualquer tipo de aglomeração.
Comércio
Já o comércio vai poder trabalhar exclusivamente pelo sistema de entrega (delivery). De portas fechadas ao público.
Calegário
A assessoria do deputado estadual Fagner Calegário (PL) encaminhou release onde diz que o parlamentar irá doar dois meses do seu salário para a aquisição e distribuição de cestas básicas para as famílias desempregadas. Caso se confirme a ação, será uma bela atitude do parlamentar liberal.
Emendas parlamentares
Sobre a emenda parlamentar individual Calegário teria dito não achar interessante abrir mão desse recurso que vem para as instituições e deixar na mão do governo. “As emendas parlamentares são destinadas para que o deputado possa direcionar para as ações que ele ache conveniente e pertinente, eu acho conveniente a gente direcionar esses recursos para as ações que envolvem o coronavírus, mas eu não acho interessante eu abrir mão desse recurso que vem para as instituições que eu possa direcionar, para que elas possam aplicar nesse combate e deixar na mão do governo.”, disse. Tá certo ele.
Transparência
Por falar em emenda parlamentar individual, já é passada a hora de cada deputado estadual informar à população acreana para quais instituições encaminharam as suas. Logo eles, que tanto exigem (com razão) transparência do governo com o erário, deveriam dar o exemplo e informar ao contribuinte para onde vai cada centavo de suas respectivas emendas. A coluna está aberta caso algum parlamentar queira informar para quais instituições destinou os R$ 500 mil a que têm direito.
Duarte Jr.
O deputado do MDB anunciou em suas redes sociais que irá destinar os R$ 500 mil da sua emenda para o combate a pandemia do coronavírus. “Tenho certeza de que estarei ajudando o Governo e a saúde do Acre. O momento é de união e de nos solidarizarmos”, disse. O deputado está corretíssimo.