Para combater malária, Prefeitura de Rio Branco distribui mosquiteiros

O Ministério da Saúde lançou, em maio de 2022, o Plano Nacional de Eliminação da Malária, que objetiva eliminar a doença no país até o ano de 2035. O plano foi elaborado seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que trabalha com a meta de erradicação da Malária nas Américas.

No Brasil, a meta é reduzir o número de casos para 68 mil até 2030. Em 2022 o país registrou 123 mil casos da doença.

Em Rio Branco, entre 2017 e 2022, foram registrados 344 casos. Destes, a região do Assentamento Baixa Verde registrou 49 casos, 14% dos diagnósticos da doença.

Considerando a incidência da malária no Baixa Verde, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira (7), a distribuição de mosquiteiros impregnados (produto químico que mata ou repele mosquitos) na região, como estratégia para o controle da doença.

A ação visa alcançar em torno de 250 famílias da comunidade e pretende distribuir 822 mosquiteiros.

Além da distribuição dos mosquiteiros, a Diretoria de Vigilância em Saúde disponibilizará à comunidade outros serviços de promoção e prevenção em saúde, como: realização de testes rápidos, distribuição de preservativos, palestra sobre malária, palestra sobre o uso da água e vacinação antirrábica para cães e gatos.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB