fbpx

Pacientes com diabetes estão há 2 meses sem insulinas fornecidas pelo Estado

Os pais de pacientes com diabetes que fazem o tratamento no Acre continuam sem uma previsão para a chegada de insulinas, que são distribuídas pela Secretaria de Saúde do Acre. Segundo eles, o medicamento está em falta no Centro de Referência de Medicamentos Especiais (Creme) do estado há cerca de dois meses.

Os que ainda possuem insulinas que foram entregues no Creme estão dividindo o medicamento com os demais que não têm condições de comprar em farmácias. Outra preocupação, é que as últimas insulinas que foram distribuídas pelo estado vencem no próximo dia 30.

A situação foi confirmada pelo chefe departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), Rachid Amin. Segundo ele, o medicamento é fornecido pelo Ministério da Saúde e que há previsão de regularização até o dia 30 de junho no abastecimento.

“Esse medicamento é fornecido direto pelo Ministério da Saúde e vem para a Sesacre já direcionado a todos os pacientes. Tem cerca de dois meses que estamos sem isso. O motivo da falta é que o Ministério da Saúde não estava conseguindo comprar, porque não tinha matéria-prima para o fornecimento. E o último processo licitatório que teve, já estava para ser fechado, quando houve um recurso, mas já foi decido e estão recebendo esse medicamento”, disse.

Glicemia descompensada

A administradora Katya Dantas, de 38 anos afirmou que, com a troca de insulina que precisou comprar pela falta da medicação no Creme, a glicemia do filho Alan Dantas de apenas 4 anos ficou ‘totalmente descompensada’.

“Estou com esse problema, porque tivemos que comprar insulina e ainda estamos tentando ajustar. Agora mesmo fui verificar a glicemia dele e estava mais de 400, justamente porque a gente vinha fazendo tratamento com uma insulina, tivemos que comprar outra por conta dessa falta de controle no Creme e agora estamos tentando ajustar a glicemia para essa nova. É complicado em todos os sentidos.”

Continue lendo aqui

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB