Com foco no tráfico internacional de drogas e na lavagem de dinheiro, a Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (9) a Operação Renitência, em ação conjunta com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Acre e o Grupo Especial de Operações em Fronteira (GFRON) da Secretaria de Segurança Pública do estado.
A investigação teve início após uma prisão em flagrante registrada em dezembro de 2023. A partir desse ponto, foram identificados indícios da atuação de uma organização criminosa estruturada, com ramificações interestaduais. O grupo é acusado de importar cocaína do Peru e da Bolívia e enviar a droga para outros estados brasileiros, com destaque para Santa Catarina.

A operação mobilizou cerca de 80 agentes federais e estaduais, responsáveis por cumprir 11 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Rio Branco, Palhoça (SC) e São José (SC).
Os investigados poderão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais, além de outros crimes que venham a ser apurados ao longo das investigações.