Operação em 3 estados atinge fundador e líderes do Bonde dos 13 no Acre

Um dos fundadores do Bonde dos Treze (B13) está entre os alvos da Operação Convergência Nacional, deflagrada nesta terça-feira (2) pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). A ação ocorreu simultaneamente no Acre, Ceará e Santa Catarina e teve como foco integrantes apontados como líderes da facção criminosa.

Segundo os investigadores, a operação atingiu membros que exerciam funções estratégicas dentro da organização, incluindo liderança, cobrança de mensalidades dos integrantes, apoio logístico ao tráfico de drogas e articulação de ações criminosas.

De acordo com o coordenador do Gaeco, promotor Antônio Alceste, as investigações identificaram que alguns dos alvos continuavam atuando em favor da facção mesmo estando presos. Conforme apurado, ordens relacionadas a homicídios, tráfico de drogas, extorsões e outras atividades criminosas eram repassadas de dentro do sistema prisional para integrantes em liberdade.

As autoridades destacaram que a ofensiva busca enfraquecer a estrutura de comando do grupo criminoso, atingindo pessoas responsáveis por decisões e pela coordenação das atividades da organização.

Durante coletiva de imprensa, representantes do Ministério Público e da Polícia Civil afirmaram que a investigação não se limita à atuação da facção como organização criminosa, mas também alcança crimes associados ao grupo, como homicídios, tráfico de drogas, extorsões e torturas.

Segundo o coordenador adjunto do Gaeco, promotor Júlio Cesar Medeiros, os investigados possuíam funções específicas dentro da estrutura do B13, incluindo cargos de liderança considerados entre os mais altos da organização.

O delegado Gustavo Neves, titular da Draco, informou que cerca de 100 policiais civis participaram da operação, com apoio de equipes dos estados do Ceará e de Santa Catarina.

As investigações continuam para aprofundar a identificação de integrantes e a atuação da facção dentro e fora do sistema prisional.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB