Obras de recuperação asfáltica avançam em todas regionais de Rio Branco

Com objetivo de melhorar o tráfego de veículos e de pedestres no município de Rio Branco, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), com apoio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), concentra frentes de obras de drenagem profunda, recomposição de pavimento asfáltico, construção de meio-fio e sarjetas em todas as regionais da cidade.

De acordo com o presidente da Emurb, o engenheiro civil Marco Antônio Rodrigues, durante a última semana (de 6 a 10 de julho) a empresa desenvolveu trabalhos com várias frentes de serviços, específicos, de recomposição de pavimento, tapa-buraco e revitalização das ruas Amazonas e Benjamin Constant, região central da capital acreana, onde o sistema de transporte coletivo urbano é bastante intenso.

“Nós tínhamos ali uma rugosidade da capa asfáltica muito grande, então decidimos fazer um processo de revitalização da capa asfáltica daquela região para depois promover a sinalização horizontal. No Centro, nós temos essa equipe fazendo esse trabalho e, ao mesmo tempo, estamos recuperando vias em vários bairros da cidade”, explicou Marco.

Ele citou como exemplo o bairro Xavier Maia, onde duas ruas que estavam com problemas remanescentes de uma rede de água e danos na estrutura, ocasionados durante a implantação de um sistema de drenagem na Rua Bananeira, quando o trânsito de veículo foi totalmente desviado para as ruas Castanheira e Cajueiro. “Elas receberam uma concentração muito grande de veículos pesados e isso causou danos ao pavimento”, ponderou o titular da Emurb.

Segundo ele, naquela ocasião, a Prefeitura fez a recomposição do remendo profundo nas duas vias e agora está fazendo a aplicação da camada asfáltica. Lembrou que a Rua Cajueiro está pronta e aguardando a sinalização horizontal.

Regional Tancredo Neves – No bairro Montanhês, a Prefeitura recuperou um trecho da Travessa Benjamin, que apresentava vários problemas relacionados à infraestrutura. A via estava intrafegável e tinha falhas recorrentes da rede de água servida e enfrentava danos na rede de esgoto.

Seguindo orientação da prefeita Socorro Neri, a Emurb procedeu ao rebaixamento da rede de água para evitar futuras rupturas com a ação das cargas dos veículos, e corrigiu os sistemas coletores de águas, reforçou a base da via que se encontra em conclusão com a aplicação da massa asfáltica.

Regional Calafate – O Conjunto Village Tiradentes, na Regional Calafate, passa por uma série de intervenções nas ruas Ouro Preto, Sebastião Nunes da Silva, Edmundo Pinto e Ana Gomes. A Prefeitura está fazendo correções pontuais, oriundas de problemas de vazamentos de água e de esgoto.

Regional Cadeia Velha – Além da região central de Rio Branco, a Prefeitura realiza intervenções na Rua Salinas, bairro José Augusto e no bairro Morada do Sol. Neste último, o município concretiza a implantação de um sistema de drenagem para corrigir um problema de infiltração que durante o período invernoso trazia transtornos aos moradores da Rua Galáxia, sendo necessária a implantação de um sistema de drenagem profunda para evitar alagamento e prejuízos aos moradores da área.

Regional Sobral – “Estamos trabalhando na implantação do sistema de drenagem superficial (meio fio e sarjeta), finalizando a reconstrução da Travessa Ramos Ferreira, entre a Rua Codajás e o canal do bairro Pista. Trabalhamos durante os últimos 15 dias com a implantação de sistema de drenagem, pavimentação asfáltica, execução de base e agora estamos fazendo a parte de implantação do sistema de drenagem superficial”, destacou o titular da Emurb.

O município também corrigiu pontos críticos do bairro Boa União e fez a reconstituição de basicamente todo trecho com escavações e troca de solo, na ordem de 60 a 80 centímetros de profundidade e removeu todo solo saturado.

Diariamente, envolvendo as ações da Seinfra, Zeladoria e Emurb, quase 30 equipes atuam em toda Rio Branco. O cidadão pode identificar o local de trabalho das equipes na aba “Trabalhando hoje”, no site da prefeitura de Rio Branco.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB