Dada a largada
Com a nova composição partidária na Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, onde o MDB de Wagner Sales ficou com 7 vereadores e o PP do prefeito Ilderlei Cordeiro com 6 (o PDT ficou com 1), foi dada a largada rumo a prefeitura do município. Ali o jogo é bruto e tudo que estiver abaixo do cabelo é canela.
Cooptação
O prefeito Ilderlei Cordeiro acusa Wagner Sales de ter “cooptado com propostas indecentes” os vereadores. Sales por sua vez, diz ter 21 pré-candidatos fortes na chapa que tem como candidato a prefeito o seu filho Fagner Sales. Na “capital do Juruá” nem a pandemia do coronavírus sossegou a turma. Ali o jogo já começou.
Apadeq
O presidente da Associação dos Parentes e Amigos dos dependentes Químicos (Apadeq), Antônio Balica, se filiou ao MDB para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Rio Branco nas eleições deste ano.
Experiência
Toninho, como é popularmente conhecido, não é um novato em eleições. Ao contrário. Participou ativamente de todas as campanhas do ex-vereador e deputado estadual Donald Fernandes.
Legado
E é justamente com a mesma bandeira política e pela mesma causa de Donald Fernandes que Toninho decidiu sair de trás dos holofotes para ser protagonista nesta campanha: o tratamento e prevenção dos dependentes de substâncias psicoativas.
Boa sorte
Conheço o Toninho há muitos anos. Sei que é um sujeito do bem e profundamente dedicado a causa que defende. Desejo-lhe boa sorte na caminhada.
Blefe
Até a última contagem, Rio Branco tinha aproximadamente 10 pré-candidaturas a prefeito. Por experiência de quem já frequentou os bastidores da política acreana por quase duas décadas, afirmo sem medo de errar: tem muito partido lançando candidatura majoritária para poder barganhar a vaga de vice quando as tratativas se afunilarem. Podem anotar.
Bocalom
Caso se confirme a pré-candidatura de Sebastião Bocalom pelo PP, com a “benção” de Gladson Cameli, o tabuleiro das eleições muda significativamente. Bocalom não é candidato de oba-oba como muitos que estão surgindo a cada dia. Tem grupo, potencial e voto.
Tem lado
Goste ou não do seu estilo, o que não se pode negar é que Bocalom é um político que tem lado. Nunca foi de ficar em cima do muro como muitos. Dá a cara para bater.
Desidratando
A pré-candidatura de Minoru Kimpara (PSDB) vem desidratando a cada dia. Ao contrário de Bocalom, Kimpara é um político com vários lados. Já foi presidente do PT, candidato a senador pela Rede Sustentabilidade e desembarcou há alguns meses no ninho tucano. Não é possível traçar um perfil ideológico que o defina.
Artêmio liberal
No apagar das luzes, aos 44 minutos do segundo tempo, o vereador Artêmio Costa trocou o Partido Socialista Brasileiro (PSB) pelo Partido Liberal. Uma profunda mudança na concepção ideológica: de socialista à liberal. É o pragmatismo político-eleitoral mais uma vez se sobrepondo a ideologia política.