Morre 1º detento por Covid no Acre e associação diz que alertou autoridades

A Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário (Asspen) comunicou em nota, nesta sexta-feira (1º), a primeira morte por coronavírus em uma penitenciária do estado. Um homem que apresentou os sintomas da doença por volta do meio-dia da quinta-feira (30) foi levado à UPA do Segundo Distrito, onde faleceu.

“Há pouco menos de 2 semanas alertamos as autoridades da Segurança Pública sobre a possível situação caótica [nos presídios do estado e] hoje nos deparamos com essa situação de óbito o que acende a luz vermelha daqui pra frente”, diz o texto assinado pelo presidente da Asspen, Eden Alves Azevedo.

O apelo tem por objetivo, ainda, garantir condições mínimas de trabalho para os policiais penais e técnicos administrativos.

Leia a íntegra da nota a seguir:

Não foi por falta de aviso

A Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário vem a público comunicar que possivelmente ocorreu o primeiro óbito de preso vítima da covit-19 no Acre. O homem que apresentou sintomas da doença foi internado por volta de meio dia, vindo a falecer no início da noite de hoje na UPA do Segundo Distrito.

Não é de hoje que alertamos o Governo do Estado sobre as doenças de trato respiratório e sua fácil proliferação nas prisões do Acre e com o covit-19 não seria diferente. Há pouco menos de 2 semanas alertamos as autoridades da Segurança Pública sobre a possível situação caótica, hoje nos deparamos com essa situação de óbito o que acende a luz vermelha daqui pra frente.

Que o Governo do Estado entenda de uma vez por todas que o sistema penitenciário é uma das pastas mais complexas de se tratar e que as condições mínimas para policiais penais, técnicos administrativos e presidiários precisam ser priorizadas.

Rio Branco-Acre, 01 de maio de 2020.

Eden Alves Azevedo, Presidente da ASSPEN

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB