Ministro da Saúde propõe adiar eleições municipais deste ano

A nova rotina diante do crescimento dos casos do novo coronavírus no Brasil gerou uma discussão entre políticos e autoridades sobre um possível adiamento das eleições municipais, marcadas para em outubro deste ano.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu, neste domingo (22), o adiamento das eleições pelo Congresso. “Faço aqui até uma sugestão. Está na hora de o Congresso falar: ‘Adia’. Faz um mandato desses vereadores e prefeitos. (Campanha de) Eleição no meio do ano… uma tragédia, porque vai todo mundo querer fazer ação política”, argumentou o ministro durante reunião por videoconferência com prefeitos de capitais.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, voltou a falar sobre o assunto no fim da tarde, durante entrevista coletiva para divulgar o balanço de casos de coronavírus no país. Ele defende que o adiamento das eleições seja estudado, se a manutenção delas em outubro prejudicar o combate à doença.  Segundo Mandetta, é preciso “nos organizar para que não tenhamos elementos que perturbem a história dessa patologia”. “Tem prefeito pensando em eleição e oposição cobrando medidas mais duras, porque está pensando em eleições. Está na hora de a gente pensar mais nas próximas gerações do que nas próximas eleições”, criticou.

Após a manifestação de Mandetta, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Roberto Barroso, que será o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também se manifestou sobre o tema.

Apesar de afirmar que a saúde pública é o bem supremo a ser preservado no país, Barroso não declarou uma posição clara diante do assunto e buscou mais esclarecer que uma decisão desse tipo cabe mesmo ao Congresso Nacional, devendo ser feita por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). “Não cabe a mim, como futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral, cogitar nada diferente nesse momento”, afirmou.

Continue lendo aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB