Marcos Rogério propõe implementação de coordenação nacional contra a pandemia


Em pronunciamento nesta quarta-feira (10), o senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu a aprovação do projeto de lei (PLP 25/2021), de sua autoria, destinado a disciplinar a implantação de uma coordenação nacional de combate à pandemia da covid-19.

O parlamentar disse que há um clamor da população e, inclusive, de governadores estaduais e prefeitos, no sentido de que o governo federal coordene os esforços para reduzir o elevado número de novos casos e de mortes em consequência da doença.

Marcos Rogério acrescentou que a sua proposta determina a criação de um colegiado nacional, liderado pela União, mas com a participação dos estados e municípios.

 O objetivo é o desenvolvimento de ações conjuntas para a aquisição de vacinas, abertura de novos leitos de enfermaria e de unidades de tratamento intensivo, as UTIs, exclusivos para o tratamento de pacientes com covid-19. Além disso, aquisição de medicamentos, insumos e o compartilhamento de soluções técnicas e jurídicas.    

O representante de Rondônia considerou injustas as críticas ao governo federal pela inexistência hoje desta coordenação nacional, já que há um ano o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória (MP 926/2020), estabelecendo diretrizes para o enfrentamento da pandemia, a serem executadas com abrangência nacional. Marcos Rogério ressaltou que, no entanto, o poder central foi enfraquecido por entendimento do Supremo Tribunal Federal, o que fez com que alguns governadores e prefeitos adotassem medidas arbitrárias e não utilizassem bem as vultosas verbas liberadas pelo governo federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB