Marcio Bittar fala a ministro sobre ligação do Acre com o Peru, via BR-364

O senador Marcio Bittar (MDB) esteve nesta quarta-feira (17) no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), onde conversou com o ministro Rogério Marinho sobre a ligação do Acre ao Peru, via BR-364, entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa. Acompanharam Bittar na reunião o vice-governador do Acre, Wherles Rocha (PSDB), a deputada federal Mara Rocha (PSDB), o deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), o presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), André Hassem, e o presidente da Fieac, José Adriano.

Bittar ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento econômico da região Amazônica, bem como para o Brasil, a partir do fortalecimento das relações comerciais com o país andino.

“A ligação do Acre ao Peru, pela BR-364, é um antigo sonho dos acreanos. E uma alternativa ao desenvolvimento econômico de uma região ainda carente de mercados capazes de absorver nossa produção”, disse o senador, lembrando ainda o potencial que a obra representa em termos de geração de empregos e viabilidade de novos empreendimentos de ambos os lados da fronteira.           

Rogério Marinho ressaltou que a ampliação da BR-364 até Pucallpa depende não só de uma ação do governo federal, em parceria com a população do Acre, como também de ajustes diplomáticos junto às autoridades peruanas – além de grandes volumes de recursos que precisam ser consignados no Orçamento da União.    

“Por uma sorte nossa, nós teremos como relator do orçamento deste ano o senador Marcio Bittar”, enfatizou o ministro.    

Visita ao Ibama

Antes da reunião com Marinho, Bittar e seus acompanhantes estiveram na sede do Ibama em Brasília, onde foi tratado com o presidente do órgão, Eduardo Fortunato, sobre questões ligadas ao licenciamento ambiental das obras na BR-364.

Na audiência, o presidente do Imac apresentou proposta de um termo de cooperação para que o Ibama e o ICMBio possam delegar competências aos órgãos estaduais em questões que envolvem o licenciamento ambiental para a extensão da rodovia.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB