Lula recebe Nicolás Maduro em Brasília e Bolsonaro ironiza encontro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro (PSUV), se reúne com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta segunda-feira (29) no Palácio do Planalto, em Brasília. A reunião será privada e antecederá uma cerimônia de assinatura de atos, que ocorre às 10h30 (do Acre).

Maduro desembarcou em Brasília na noite desse domingo (28), acompanhado da esposa Cilia Flores, para participar, nesta terça-feira (30), do encontro de presidentes de países da América do Sul.

Nas redes sociais, o presidente venezuelano agradeceu “a calorosa acolhida” e citou o desenvolvimento de uma agenda diplomática que reforce “a união dos povos do continente”.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os dois mandatários devem avançar no processo de “normalização das relações bilaterais”. Entre os temas em pauta está a reabertura das respectivas embaixadas e de setores consulares. A embaixada do Brasil na Venezuela foi fechada em 2020 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que afirmou reconhecer Juan Guiadó como o presidente do país vizinho.

Sobre a visita de Maduro, Bolsonaro — que chegou a proibir a entrada dele no Brasil quando era presidente — postou em suas redes sociais um vídeo antigo de Lula, para criticar o encontro.

Na postagem, Lula aparece na pré-campanha presidencial, em fevereiro de 2022. O então candidato petista responde críticas sobre suas posições e diz que não ficou mais “radical”, apenas mais “maduro”

No vídeo ainda aparece uma legenda: “Ninguém vai poder dizer que ele [Lula] não avisou”.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB