O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) suspendeu as visitas ao Pavilhão E do Complexo Penitenciário Doutor Francisco de Oliveira Conde (FOC) nesta quarta-feira (15), após indícios de possível rebelião e preparação de um motim na unidade.
A medida preventiva foi adotada para preservar a integridade dos policiais penais, dos visitantes e das pessoas privadas de liberdade, evitando riscos caso a situação evolua para um episódio de violência, conforme os protocolos de segurança do sistema penitenciário acreano.
A decisão foi comunicada pela direção dos Estabelecimentos Prisionais Provisórios e de Regime Semiaberto na terça-feira (14), que determinou a interrupção do acesso de visitantes ao pavilhão.
Paralelamente, o Iapen informou que um cão policial utilizado nas atividades da Polícia Penal foi vítima de envenenamento, classificando o caso como ato criminoso e atentado direto contra os servidores das unidades prisionais.
As circunstâncias do envenenamento ainda estão sendo investigadas. Até o momento não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde do animal nem sobre possíveis suspeitos.
O instituto reforçou todas as medidas de segurança no Complexo Penitenciário enquanto as equipes apuram a possível articulação do motim e o ataque contra o cão policial.
Até quinta-feira (16), o Iapen não informou por quanto tempo as visitas ao Pavilhão E permanecerão suspensas nem divulgou detalhes adicionais sobre os fatos investigados.
As investigações continuam em curso, sem previsão de conclusão.
