Iapen e Ieptec entregam kits a alunos de curso em presídio no interior do Acre

Com foco na qualificação profissional e na ressocialização de pessoas privadas de liberdade, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) realizaram, nesta terça-feira (9), a entrega de kits pedagógicos aos participantes do curso de Agricultura Orgânica na unidade prisional de Senador Guiomard.

Os materiais serão utilizados nas atividades teóricas da capacitação e têm como objetivo auxiliar o aprendizado dos alunos em sala de aula. Atualmente, 21 detentos participam do curso.

O chefe da Equipe de Apoio Educacional da Unidade Escolar Anexo Veiga Cabral, instalada dentro do presídio, o policial penal Mário Lobão, afirmou que a parceria entre os órgãos públicos fortalece a oferta de cursos profissionalizantes no sistema prisional acreano. Segundo ele, o interesse e o comprometimento demonstrados pelos alunos durante as aulas evidenciam a importância da iniciativa.

O diretor da unidade prisional também destacou que a cooperação com o Ieptec amplia o acesso à qualificação profissional e contribui para preparar os internos para o mercado de trabalho após o cumprimento da pena. A expectativa é expandir a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes dentro do sistema penitenciário.

Entre os participantes, um dos alunos relatou que a oportunidade tem mudado sua rotina, permitindo ocupar o tempo com estudos e capacitação profissional. Outro destacou os conhecimentos adquiridos sobre manejo de hortas, produção orgânica e técnicas de cultivo que poderão ser utilizados futuramente.

Responsável pela capacitação, o professor Gleisson Lopes de Aguiar explicou que o curso busca não apenas ensinar técnicas de produção agrícola, mas também criar oportunidades para que os participantes reconstruam suas trajetórias por meio da educação e do trabalho.

A ação faz parte das políticas de educação e qualificação profissional desenvolvidas pelo governo do Acre no sistema prisional, com foco na ressocialização e na redução da reincidência criminal por meio do acesso ao conhecimento e à formação profissional.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB