A governadora Mailza Assis participou, na tarde deste domingo (11), da abertura da programação da 95ª edição do Círio de Nazaré, em Rio Branco. A concentração ocorreu na região histórica da Gameleira, às margens do Rio Acre, antes da caminhada dos fiéis em direção à Catedral Nossa Senhora de Nazaré.
Acompanhada do prefeito de Rio Branco, Alysson Bestene, e da esposa dele, Roberta Bestene, Mailza foi recebida pelo padre Manoel, pelo bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Antônio Fontinele de Melo, e por Dom Joaquim Pertinñez.
Durante a celebração, a governadora destacou a importância de respeitar as diferentes crenças e garantir a liberdade de culto. Ela também agradeceu o convite feito pelo novo bispo da Diocese e reafirmou o compromisso do governo estadual com as manifestações religiosas e as tradições culturais do Acre.
“O Governo do Estado apoia e valoriza todas as manifestações de fé, pois reconhece o papel fundamental das igrejas no acolhimento social e na promoção da paz. Reafirmamos nosso compromisso com a liberdade religiosa e com os valores que nos guiam diariamente no trabalho por um Acre melhor para todos. Ao completar 95 anos de história em nossa capital, essa bonita celebração nos lembra da importância de mantermos o respeito mútuo, a fraternidade e a união, valores que nos guiam diariamente no trabalho por um Acre melhor para todos”, declarou Mailza.
A participação de representantes do governo estadual e da prefeitura marcou o início da programação religiosa, que reúne devotos de Nossa Senhora de Nazaré na capital acreana. A gestão estadual afirma que reconhece a contribuição das igrejas para o acolhimento social, a convivência comunitária e a promoção da paz.
O prefeito Alysson Bestene também ressaltou a importância da festividade para Rio Branco e afirmou que a administração municipal apoia a realização do evento. Segundo ele, a celebração foi incorporada ao calendário oficial do município por meio de uma lei de autoria do vereador Samir Bestene.
“Esta é uma festa tradicional que entrou para o nosso calendário por meio de uma lei de autoria do vereador Samir Bestene, e a Prefeitura de Rio Branco faz questão de dar todo o apoio e incentivo. É um momento de fé, renovação e esperança para as famílias da nossa capital e de todo o Acre. Pedimos que Nossa Senhora de Nazaré interceda por todos nós e, em especial, pelo Governo do Estado, para que possamos ajudar cada vez mais quem mais precisa. É um momento de união e comunhão entre todos os cristãos em busca do melhor para a população, colocando sempre as pessoas em primeiro lugar por meio de políticas públicas eficientes.”
