Golpistas enviam boletos falsos em nome da Claro a clientes no Acre

Consumidores relatam o recebimento de boletos referentes a falsas faturas em atraso em nome da operadora de telefonia Claro. Duas pessoas no Acre confirmaram ao oacreagora ter recebido a cobrança via e-mail.

Os criminosos criam faturas que podem facilmente confundir os usuários. Em alguns casos, até mesmo o valor da cobrança é próximo ao original.  

Descontos no pagamento também são prometidos aos desavisados. A justificativa é que a pandemia de coronavírus teria criado o que os larápios chamam de ‘engenharia social’.   

Mas o golpe é explicitado pelo e-mail do remetente, utilizado para enviar o falso boleto. O original, usado pela empresa para enviar cobranças aos clientes, é [email protected]. Já os fraudadores usam outros endereços, entre os quais [email protected], [email protected] e [email protected].

Pesquisa feita pelo site no Google revelou uma série de denúncias sobre e-mails falsos e cobranças indevidas feitas por remetentes com os endereços acima mencionados.

O problema é que os golpistas dispõem dos dados corretos do usuário, tais como nome completo, CPF e endereço. Isso faz supor que os cibercriminosos têm acesso ao sistema da Claro para obtê-las.

Um dos consumidores acreanos que relataram o recebimento da falsa fatura confirmou ter feito cadastro na empresa semanas antes de receber o falso boleto.

O contrato de prestação de serviço de banda larga nem chegou a ser assinado. Mas como o cliente dispõe de serviço de telefonia, pôde comparar as faturas.

Veja a diferença:

Boleto original, referente a prestação de serviço de telefonia da Claro
Boleto falso, mas com dados corretos do consumidor

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB