Golpistas enviam boletos falsos em nome da Claro a clientes no Acre

Consumidores relatam o recebimento de boletos referentes a falsas faturas em atraso em nome da operadora de telefonia Claro. Duas pessoas no Acre confirmaram ao oacreagora ter recebido a cobrança via e-mail.

Os criminosos criam faturas que podem facilmente confundir os usuários. Em alguns casos, até mesmo o valor da cobrança é próximo ao original.  

Descontos no pagamento também são prometidos aos desavisados. A justificativa é que a pandemia de coronavírus teria criado o que os larápios chamam de ‘engenharia social’.   

Mas o golpe é explicitado pelo e-mail do remetente, utilizado para enviar o falso boleto. O original, usado pela empresa para enviar cobranças aos clientes, é [email protected]. Já os fraudadores usam outros endereços, entre os quais [email protected], [email protected] e [email protected].

Pesquisa feita pelo site no Google revelou uma série de denúncias sobre e-mails falsos e cobranças indevidas feitas por remetentes com os endereços acima mencionados.

O problema é que os golpistas dispõem dos dados corretos do usuário, tais como nome completo, CPF e endereço. Isso faz supor que os cibercriminosos têm acesso ao sistema da Claro para obtê-las.

Um dos consumidores acreanos que relataram o recebimento da falsa fatura confirmou ter feito cadastro na empresa semanas antes de receber o falso boleto.

O contrato de prestação de serviço de banda larga nem chegou a ser assinado. Mas como o cliente dispõe de serviço de telefonia, pôde comparar as faturas.

Veja a diferença:

Boleto original, referente a prestação de serviço de telefonia da Claro
Boleto falso, mas com dados corretos do consumidor

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB