Garoto de 14 anos com tumor recebe alta do PS: “Procurem um posto”

Jardeson Pereira Nascimento está em estado crítico. Com um tumor no cérebro, ele ficou cinco dias internado no Pronto Socorro de Rio Branco, quando recebeu, na última quarta-feira (28 de julho) alta médica. A recomendação da profissional que o dispensou foi que a família procurasse um posto de saúde. Ali deveriam conseguir um encaminhamento para internação na Fundação Hospitalar.

Ocorre que o rapaz não consegue andar, não se alimenta e mal bebe água. Com a visão turva, Jardeson passa a maior parte do tempo dormindo em uma cama oferecida por parentes, em uma casa no Ramal Bom Futuro, na Vila Acre. Para piorar a situação, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nega atendimento, sob alegação de que o caso não é de emergência   

Moradora de uma colônia em Capixaba, a mãe do garoto, Margarida Pereira Salder, entrou em contato com o oacreagora.com. Ela diz não ter condições de levar o filho nas atuais circunstâncias a um posto de saúde. Foi o que tentou explicar no PS. Mas seus apelos foram solenemente ignorados.

A família entregou à reportagem uma cópia da tomografia mostrando a existência do tumor. Margarida suspeita que o caroço tenha rompido, já que a secreção tem saído pelo ouvido esquerdo do filho.

Tomografia atesta a existência do tumor, segundo a família/Foto: cedida

Antes de ser trazido para Rio Branco, Jardeson foi internado no hospital de Senador Guiomard. Recebeu alta por falta de especialista.

Nos cinco dias de internação no PS, seu estado de saúde não melhorou. E os médicos, diz a mãe, não deram muitas informações sobre o problema. Ainda assim o garoto foi dispensado.

A família procurou ajuda do Conselho Tutelar, que não atende às ligações.

“Peço ao governo que providencie tratamento para o meu filho. Não tenho condições de lavá-lo desacordado ao posto de saúde, como eles me disseram pra fazer. O caso dele é grave”, desabafou Margarida.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que ficou de apurar os fatos. Mas até a publicação desta matéria, não houve resposta. Caso os esclarecimentos sejam enviados, eles serão publicados neste espaço.

Atualização às 15h13

A Sesacre encaminhou a seguinte nota ao site na tarde desta quarta-feira:

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Ouvidoria do Pronto-Socorro de Rio Branco, acerca da notícia “Garoto de 14 anos com tumor no cérebro recebe alta do PS: ‘Procurem um posto’”, esclarece que, após entrar em contato com Margarida Pereira, mãe do paciente Jardson Pereira Nascimento, a genitora informou que ele foi transferido da UPA do Segundo Distrito (Via Verde).

Após ficar quatro dias internado, foi avaliado pelo serviço de neurologia, que deu alta, com encaminhamento para a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) para acompanhamento com o otorrinolaringologista, devido ao fato de o caso ser eletivo.

Rosemary Almeida
Chefe da Ouvidoria do Pronto-Socorro de Rio Branco

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB