PF bloqueia R$ 3 mi e apreende bens de profissionais de saúde no Acre

A Polícia Federal em Cruzeiro do Sul diz ter identificado trabalhadores da área de saúde pública no município – além de Rodrigues Alves e Mâncio Lima – que supostamente estariam acumulando trabalhos com horários incompatíveis. O resultado, segundo a PF, é que eles têm deixado de prestar os serviços para os quais são contratados.  

Com isso, a PF cumpriu 14 mandados de sequestro de bens, 1 de busca e apreensão e três medidas cautelares diversas da prisão em desfavor de um dos investigados. Os ativos financeiros bloqueados na ação perfazem o montante de R$ 3.290.800.

Foram sequestrados em Cruzeiro do Sul veículos, casas e demais bens adquiridos com dinheiro público obtido através de condutas supostamente criminosas, tais como estelionato contra a administração pública.

Em razão da atuação da PF, o diretor técnico do Hospital Regional do Juruá foi afastado de suas funções. Ele também está impedido de exercer quaisquer atividades no estabelecimento.

De acordo com a assessoria de imprensa da PF no Acre, a investigação faz parte da Operação Choro de Hipócrates – e ocorre simultaneamente no Acre, Amazonas, Rondônia, Minas Gerais e Bahia.

Em nota, a PF informou que “também foi possível identificar que o controle estatal de frequência e permanência dos médicos nos diversos estabelecimentos da rede pública de saúde é inócuo, não havendo, sequer, um sistema eletrônico de entrada e saída. Essa leniência da Administração Pública proporcionou e continua proporcionando um ambiente engenhoso e profícuo à prática de crimes”.

Os profissionais identificados na operação integram o programa Mais Médicos e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre o nome da operação

Hipócrates é considerado por muitos uma das figuras mais importantes da história da medicina, frequentemente considerado o “pai da medicina”. Hipócrates escreveu um juramento, comumente denominado de “O Juramento de Hipócrates”. Atualmente, este juramento é reproduzido pelos médicos contemporâneos por ocasião de sua formatura, no qual juram praticar a medicina honestamente.

Com informações e imagem da assessoria de imprensa da FP no Acre

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB