Ex-prefeita sugere que município pague aluguel social a desabrigados

A ex-prefeita de Rio Branco Socorro Neri (PSB) recomendou ao sucessor Tião Bocalom (PP) o pagamento de aluguel social aos desabrigados pelas cheias de 4 igarapés na capital. Ela disse ainda que em tempos de pandemia, a medida pode ser uma alternativa viável às aglomerações dos abrigos públicos.

“Não há necessidade de reinvenção da roda, nem de alvoroço. Estamos no período do ano em que eventos de “alagação” podem ocorrer. Cabe à gestão municipal estar preparada para, em ocorrendo, prestar a assistência devida às pessoas, com agilidade, dignidade e segurança. Pode-se, hoje, inclusive, com o monitoramento adequado da situação, adotar medidas antecipadas”, postou a ex-prefeita em seu perfil no Facebook.

Leia a íntegra do texto:

Nos dois “invernos” em que estive à frente da gestão municipal, o rio Acre transbordou. Em 2019, o nível alcançou 15,00m e, em 2018, 14,48m.

Nas duas ocasiões poucas famílias tiveram que sair de suas casas – cerca de 20 e 10, respectivamente; um efeito positivo da transferência para a Cidade do Povo de centenas de famílias que moravam em áreas de risco.

Embora com o abrigo preparado no Parque de Exposição (como medida de contingência), as famílias foram encaminhadas para aluguel social, medida que garantiu mais dignidade e segurança para as pessoas, que foram apoiadas com cestas básicas e assistência em saúde, e kit de limpeza e higienização das casas quando do retorno.

Em tempos de pandemia e de facções,  encaminhar para aluguel social mantendo a assistência necessária às famílias, me parece uma estratégia que poderia ser usada novamente. Além do ganho qualitativo, o custo é ínfimo em relação ao atendimento em abrigo coletivo.

Não há necessidade de reinvenção da roda, nem de alvoroço. Estamos no período do ano em que eventos de “alagação” podem ocorrer. Cabe à gestão municipal estar preparada para, em ocorrendo, prestar a assistência devida às pessoas, com agilidade, dignidade e segurança. Pode-se, hoje, inclusive, com o monitoramento adequado da situação, adotar medidas antecipadas.

Aproveito o longo post para render reconhecimento e gratidão ao CEL BM George Santos, que coordenou a Defesa Civil de Rio Branco com tanta dedicação e competência; à Núbia Musis e Regiani Cristina Oliveira e a todos os ex-secretários e servidores da assistência social, saúde, zeladoria, infraestrutura, gabinete militar, casa civil, comunicação, meio ambiente; ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual… Gratidão!

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB