Estados Unidos oferecem US$ 15 milhões por prisão de Maduro

O Departamento de Justiça acusou Maduro e seus aliados de conspirar com rebeldes colombianos “para inundar o Estados Unidos com cocaína”. A acusação surge no momento em que opositores apoiados pelos EUA perdem força na Venezuela, uma vez que o surto de coronavírus interrompeu os protestos nas ruas.

Os processos também marcam uma acentuada escalada nas táticas da Casa Branca contra Maduro. Sanções individuais contra autoridades transformaram-se em medidas muito amplas que bloquearam a Venezuela do sistema financeiro dos EUA. Além disso, um embargo ao petróleo venezuelano no ano passado tirou de Caracas sua maior fonte de moeda forte.

Espera-se que as acusações sejam anunciadas em uma entrevista em vídeo transmitida ao vivo pelo chefe da Divisão Criminal do Departamento de Justiça dos EUA em Washington e pelos principais promotores federais em Nova York e Miami, de acordo com um comunicado.

Também devem ser anunciadas acusações contra autoridades do governo e da inteligência venezuelanas e membros do maior grupo rebelde da Colômbia, as Forças Armadas Revolucionárias, conhecidas como FARC, que por muito tempo se financiam com o comércio de cocaína.

Maduro rejeitou as acusações. “Há uma conspiração dos Estados Unidos e da Colômbia”, escreveu no Twitter, dizendo que os países querem violência na Venezuela. “Como chefe de Estado, sou obrigado a defender a paz e a estabilidade em toda a pátria, sob quaisquer circunstâncias”.

Poucos detalhes das acusações estavam disponíveis, mas incluíam conspiração de narcoterrorismo e conspiração para importar cocaína para os Estados Unidos. Elas ocorrem um mês depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter chamado o chefe de estado venezuelano de “governante ilegítimo, um tirano que brutaliza seu povo” e prometeu que “o domínio de Maduro sobre a tirania será esmagado e quebrado”.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB