Longe de serem vilãs, as gorduras boas são essenciais para o corpo, elas fornecem energia e promovem saciedade, o que ajuda a controlar o apetite e manter o foco na sua dieta. O consumo excessivo de gorduras ruins, como frituras, está associado a problemas de saúde e ganho de peso.
Para o consultor esportivo Leandro Twin, com mais de 3,5 milhões de inscritos no seu canal do YouTube, as gorduras são macronutrientes essenciais para a dieta, auxiliando tanto no ganho de massa quanto no emagrecimento.
As gorduras que fazem bem
As gorduras insaturadas, conhecidas como gorduras boas, devem fazer parte de sua dieta. Elas trazem energia, aumentam a saciedade, contribuem para o bom funcionamento hormonal e reduzem inflamações.
Segundo o nutricionista Guilherme Lopes, esses alimentos “ajudam a promover maior saciedade, contribuem para o bom funcionamento hormonal e reduzem a inflamação, aspectos fundamentais para quem busca emagrecer de forma sustentável”.

Entenda como incluir esses alimentos
Muitos alimentos “gordurosos” são fontes de gorduras saudáveis, entre eles nozes, abacate, amêndoas e castanhas. Sementes como chia e linhaça também são excelentes opções, além do azeite de oliva extravirgem e óleo de coco. Os peixes gordurosos como salmão, sardinha e atum são ricos em nutrientes essenciais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que a ingestão de gordura total seja no máximo 30% do consumo diário de calorias para adultos, priorizando fontes saudáveis. Planejar as refeições e controlar o volume das porções é a melhor forma de inserir esses alimentos na dieta sem ultrapassar as calorias.