Entrou na academia? Saiba quanto tempo demora para resultado aparecer

Embora a saúde seja o foco principal das atividades físicas, o resultado estético é um grande estímulo para as pessoas frequentarem academias de ginástica. No início do ano, quando muita gente está fazendo matrículas, uma pergunta comum é sobre o tempo necessário para que as mudanças proporcionadas pela prática de exercícios comecem a aparecer no corpo.

De acordo com especialistas, os resultados são imediatos, mas não necessariamente estéticos. Nas semanas iniciais, uma melhoria importante ocorre na capacidade cardiorrespiratória. O iniciante percebe que os estímulos físicos estão gerando mais disposição, força e resistência.

Quanto tempo até a perda de peso?

No período inicial, também é possível detectar alguma alteração no peso registrado na balança. Nesse caso, entretanto, ela está mais relacionada à redução de retenção hídrica e ao aumento do metabolismo basal. Os músculos demoram mais para aparecer, exigindo dos praticantes de exercícios constância nos treinos e cuidados na alimentação.

“O peso corporal não é o melhor indicador de progresso na academia. O aumento da massa muscular pode compensar a perda de gordura, mascarando os números na balança. Para resultados consistentes, é essencial considerar fatores como intensidade dos treinos, frequência, hábitos alimentares e consistência no processo”, indica o professor de educação física Elvis da Silva Limeira, na Fórmula Academia, em São Paulo.

A recomendação é acumular, no mínimo, 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos moderados ou 75 minutos de atividades vigorosas, aquelas que exigem fôlego e impedem que a pessoa fale enquanto as pratica.

Ganho muscular: processo gradual

O aumento de massa muscular começa a ser notado entre 4 e 6 semanas após o início de um programa de treinamento de força, como a musculação. A genética, o tipo de treino, a dieta e o respeito aos níveis adequados de descanso são fatores que influenciam no tempo necessário para os resultados aparecerem.

“O período inicial envolve uma maior ativação das fibras musculares, só depois surge a hipertrofia muscular, que é o aumento no tamanho dessas fibras”, diz Limeira.

Homens tendem a ganhar massa muscular com mais facilidade devido a níveis mais altos de testosterona. No entanto, variações individuais são comuns e o progresso depende de uma rotina de exercícios bem planejada e alinhada com objetivos específicos.

Sinais para além da balança

O tempo para ver os resultados, porém, não deve ser um fator desanimador. Afinal, além dos ganhos físicos, a constância promove bem-estar mental duradouro.

A prática de exercícios físicos impacta positivamente a saúde mental, reduzindo estresse e melhorando o humor. Esses efeitos estão ligados à liberação de neurotransmissores como endorfina, dopamina e serotonina. Benefícios agudos são percebidos logo após a atividade.

Erros comuns e como evitá-los

Na busca pelos resultados, um dos principais erros é a comparação com o corpo dos outros corpos, ignorando as individualidades biológicas. Os especialistas ouvidos pelo Metrópoles sugerem que a comparação seja individual, com a pessoa avaliando apenas a si mesma.

“A busca por resultados pode levar ao excesso de treinamento, causando fadiga crônica e aumento do cortisol”, diz o educador físico Eduardo Netto, diretor técnico da rede de academias Bodytech.

Outro ponto que não deve ser negligenciado é o sono e o respeito ao descanso necessário para a recuperação muscular, que são essenciais para o ganho muscular e a perda de gordura. O ideal é descansar no mínimo seis horas por dia e não malhar os mesmos grupos musculares todos os dias.

Para evitar esses erros, é fundamental buscar orientação profissional, estabelecer uma rotina equilibrada e respeitar os limites do corpo. A consistência, aliada a hábitos saudáveis, é o caminho para resultados duradouros.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB