Entre a cruz e a espada, Jorge Viana não decidiu se disputa governo ou Senado

Só carteirinha

O prefeito de Acrelândia, Olavo Francelino de Rezende, baixou decreto na última sexta-feira (3), em que limita o funcionamento de bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, salões de festa, shows e similares, e ainda proíbe frequentar esses locais quem não tomou nenhuma dose de vacina contra o novo coronavírus. Para entrar nesses ambientes, só se o cliente apresentar a carteirinha de vacinação devidamente anotada pelas autoridades sanitárias. Ainda de acordo com o decreto, só é permitido a dança ao redor das mesas. No salão não pode mais, até a pandemia passar.

Desconfiada

A vereadora Lene Petecão (PSD) anda com uma pulga atrás da orelha, e acabou ligando para este Lamparina pedindo informações sobre reportagem que mostrou sua colega de parlamento, a vereadora e médica Michelle Melo (PDT), supostamente recebendo salário integral da saúde sem trabalhar nos plantões de escala no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, mais conhecido como Pronto Socorro.

Desconfiada II

Lene afirmou não compactuar com tais manobras de saque do erário público. E pra engrossar ainda mais o caldo, ela ficou sabendo que quem faz as escalas dos plantões dos médicos foi a senhora Giza Lopes, que responde pela Diretoria de Assistência da Sesacre e, só por acaso, vem a ser a companheira de Michelle. Não é a coisinha mais fofa?

Mudo

Quanto a esse episódio sobre um profissional médico que recebe salário sem trabalhar e muito menos cumpre suas escalas de serviço nos hospitais, o vereador da saúde Adailton Cruz, que sempre tem sido combativo e um verdadeiro arauto em favor da melhoria dos serviços públicos, até o momento se mantém mais calado que criado mudo no canto da parede.

Desmatando de boa

Após tomar conhecimento que a empresa Fox Madeireira, instalada no município de Porto Acre, vem promovendo, sem qualquer controle e fiscalização pelas autoridades do Acre, retirada de madeira do Amazonas e passando por dentro do território acreano, o secretário do Instituto de Meio Ambiente (Imac), André Hessem, disse que só lamenta a situação, mas nada pode fazer. Segundo Hessem, como as guias de Transporte de Produtos Florestais (ATPFs) são expedidas no estado amazonense, restaria o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) tomar as providências. O certo mesmo, “enquanto o seu lobo não vem”, é que os pátios das madeireiras estão todos abarrotados.

Madeira retirada no AM passa por Porto Acre/Foto: oacreagora

Ensinando o Pai Nosso ao vigário

Não querendo ser enxerido, esse Lamparina gostaria, porém, de dar um pitaco no Ibama. Bastaria os fiscais fazerem uma visitinha às madeireiras e constatar se de fato toda madeira já armazenada nos depósitos tem os devidos certificados de origem e transporte. Eu, particularmente, não creio que em tempos de conservação e preservação do meio ambiente, as ATPFs estejam sendo distribuídos a la vontê, como dizem os franceses.

Rabo de palha

Dois assessores políticos demitidos na semana passada (sem justa causa), andam dizendo por aí que vão abrir o bico e revelar tudo, sobre as manobras e trapaças dos seus assessorados (as), para incriminar os seus adversários e com isso, tirar proveito dos holofotes da imprensa sem pauta. Como dizia minha saudosa vovozinha: “Quem tem rabo de palha, é de bom alvitre não mexer com fogo”.

Velório na Semsa

O clima é de velório em todas as repartições da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa). Desde que o gestor Frank Lima foi afastado para se defender das acusações de assédio, imputadas a ele por alguns políticos e grande parte da mídia. Dos funcionários da diretoria até as senhorinhas da limpeza, todos dizem pelos corredores que estão orando por ele.

Frank Lima: afastamento por 60 dias/Foto: reprodução

Em paz

Conversei longamente por telefone com Frank Lima, afastado do cargo por 60 dias desde a semana passada. Ele mandou um recado aos amigos, dizendo jamais estar vivendo momento tão maravilhoso na presença de Deus. Aos seus detratores, ele dedicou o Salmo 91. Segundo ainda suas palavras, “O homem se ajoelha na presença de Deus, quando se ergue, se agiganta ante os homens”.

Damas da política

O clima anda acirrado entre as Damas da Política, no que diz respeito à disputa pela única vaga do Senado Federal. Gabarito todas elas têm, ninguém nega. Tanto que se o cardeal petista Jorge Viana acaso não se arrisque contra Petecão e Gladson Cameli, também vai ter que se rebolar muito pela única cadeira no Senado.

Déjà Vu

A propósito, o ex-governador e ex-senador Jorge Viana (PT) vem amplamente fazendo campanha nas redes sociais e apostando em #TBTs que relembram os tempos áureos, quando ele, ainda ‘garoto’, disputou e venceu as eleições naquela década de 90. Foram tempos em que a militância vendia camisetas para angariar fundos, estampadas com a imagem de Viana, alegando esperança para um futuro próspero.

Postagens nostálgicas de Jorge Viana revelam saudades do passado glorioso

Déjà Vu II

Então eleito, e fazendo nascer a hoje falida Frente Popular do Acre (FPA), que comandou o estado por mais de duas décadas, Viana só não pode mais contar com a juventude.

Lamparina explica

Ocorre que duas décadas de comando do PT no estado resultaram em estatísticas que apontam que a maioria da população carcerária do estado nem sequer tinha nascido ou entrado no jardim de infância quando os companheiros chegaram ao Palácio Rio Branco.

Termômetro

O próximo dia 7, ante às manifestações de apoio ao presidente Jair Bolsonaro, servirá como um termômetro para aferir a credibilidade ou não das últimas pesquisas, as quais sempre apontam o ex-presidente Lula à frente do Messias. Pelo que tenho observado nas redes sociais, e grupos de aplicativos de mensagens, a pisa será gigante.

Estratosfera

Com o preço da gasolina, querosene e derivados nas alturas, vários já foram os conselhos que recebi para continuar de Lamparina acesa. O meio mais econômico foi sugerido pelo meu amigo e ex-deputado estadual Geraldo Pereira. Segundo ele, a continuar assim, melhor eu ir pensando no velho e tradicional cernambi.

Sem assunto

A imprensa sem pauta continua a dar ouvidos às “sandices” e patacoadas da advogada Joana D’arc, que também se intitula ativista dos Direitos Humanos. Os colegas deveriam relembrar a famigerada CPI da Pedofilia, durante a qual muitos tiveram a honra jogada na lama e, ao final, nenhuma prova concreta foi apresentada pela doutora.

Cabisbaixos

Aos acusados por Joana D’arc de ser molestadores de menores, mesmo sendo inocentes, resta apenas andar de cabeça baixa nas ruas, com vergonha, já que ninguém consegue recolher as plumas atiradas ao vento.

Essa foi minha coluninha para iniciar molhando o pavio, sem muita fumaça. Afinal das contas, quem paga o meu querosene ainda sou eu. Fui, e até a próxima segunda-feira.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB