Enem abre inscrições em meio a polêmicas e à pandemia de coronavírus

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 foram abertas nesta segunda-feira (11) em meio a polêmicas sobre o cronograma do exame devido à pandemia do novo coronavírus no Brasil. O prazo para as inscrições foi aberto por volta das 10h08, com cerca de 8 minutos de atraso. O cadastro pode ser feito na página oficial do Enem até as 23h59 do dia 22 de maio.

A manutenção do cronograma da prova se dá apesar de, há cerca de dois meses, as aulas presenciais terem sido suspensas em todo o país por decretos estaduais e municipais, em uma tentativa de conter a disseminação do vírus.

Logo após a abertura das inscrições, candidatos chegaram a receber uma mensagem com a data errada para o fim do prazo na página do Enem. O sistema informava que o dia 17 de maio de 2019 — data em que foram encerradas as inscrições para o Enem no ano passado— seria o último dia para fazer o cadastro no Enem deste ano. Por volta das 11h, o Inep informou ao UOL que o erro foi corrigido.

Entidades estudantis, secretários de educação e reitores de instituições de ensino defendem o adiamento do exame sob a justificativa de que nem todos os estudantes têm condições de manter os estudos durante a pandemia ou nem sequer têm acesso às ferramentas necessárias para o ensino a distância, como celular e computadores com acesso à internet.

Mas, apesar crise sanitária e da suspensão das aulas, o governo Jair Bolsonaro (sem partido) defende a realização do Enem em novembro. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, chegou a acusar “a esquerda” de agir para que o exame não aconteça. Em reunião com senadores na semana passada, o ministro disse que o Enem não foi feito para corrigir injustiças.

A pasta passou a veicular propagandas em rádios e TVs defendendo a manutenção do exame sob o mote de “O Brasil não pode parar”.

Continue lendo aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB