Estudantes que desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem se inscrever a partir desta segunda-feira (26). Todo o processo deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, e o prazo vai até o dia 6 de junho.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, relembra que o único canal válido para a inscrição é o sistema oficial da autarquia. O uso de plataformas não autorizadas pode configurar tentativa de fraude.
Valor e formas de pagamento
A taxa de inscrição custa R$ 85 e poderá ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo da instituição bancária. O pagamento deve ser feito até o dia 11 de junho. Após essa data, não haverá prorrogação.
Quando serão aplicadas as provas?
As provas do Enem estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, em todo o país. No total, o exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação em língua portuguesa.
No primeiro domingo, os participantes vão responder às questões de linguagens, ciências humanas e escrever a redação. Isso inclui conteúdos de português, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia. A duração da prova será de 5h30.
No segundo dia, as provas serão de matemática e ciências da natureza, com questões de química, física e biologia. Nesse caso, o tempo de aplicação será de 5 horas.
Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13h, no horário de Brasília. O exame começa às 13h30.
Possibilidade de reaplicação
Para candidatos que enfrentarem problemas logísticos ou estiverem com doenças infectocontagiosas nos dias de prova, haverá a possibilidade de reaplicação. Nesses casos, as novas datas são 16 e 17 de dezembro.