O percentual de famílias brasileiras com dívidas alcançou um novo recorde em maio e chegou a 81,6%, segundo levantamento divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice havia sido de 80,9% em abril e registra o quinto mês consecutivo de alta.
Na comparação com maio de 2025, quando o indicador estava em 78,2%, o avanço foi de 3,4 pontos percentuais. A pesquisa considera dívidas e contas a vencer em modalidades como cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado, empréstimos pessoais, cheque pré-datado e financiamento de veículos.
O levantamento também mostrou aumento no número de famílias inadimplentes. A taxa passou de 29,7% em abril para 29,9% em maio. Já o percentual de famílias que afirmam não ter condições de pagar as dívidas em atraso permaneceu estável em 12,3%.
De acordo com a CNC, o cartão de crédito segue como a principal modalidade de endividamento, sendo citado por 84,6% das famílias que possuem dívidas. A entidade destaca ainda que a inadimplência entre famílias com renda de até três salários mínimos apresentou crescimento no período.
A proporção de brasileiros que se consideram muito endividados também aumentou e atingiu 17% em maio, o maior patamar desde junho de 2024. Segundo a CNC, fatores como o elevado custo do crédito, a lenta redução da taxa básica de juros e as pressões inflacionárias continuam comprometendo o orçamento das famílias.
Para a entidade, a expectativa em torno de medidas voltadas à renegociação de dívidas, como uma nova fase do programa Desenrola, poderá influenciar o comportamento dos indicadores nos próximos meses.
Fonte: CNN Brasil
