Empresários ligados à Acisa participam de encontro Brasil/Peru

Na última sexta-feira, 25, um grupo de lideranças empresariais saiu de Rio Branco rumo ao Vale do Juruá para participar do II Encontro Brasil/Peru – avanços na integração desses países, projeto que conta com 119 quilômetros de estrada a partir de Rodrigues Alves até a fronteira peruana.

Durante o percurso, a comitiva fez parada nos três maiores municípios da rota, Sena Madureira, Feijó e Tarauacá, para falar sobre protagonismo empresarial através do projeto Protagonismo, parceria entre Federacre e Sebrae, que visa o fortalecimento das associações comerciais de cada cidade, assim como, articular uma diretoria para aquelas que não possui.

Na chegada ao destino final, o município de Cruzeiro do Sul, local que sediou o encontro, empresários participaram da programação que contou com a presença do governador do Acre, Gladson Cameli, dos Ministros de Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo e de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, entre outras autoridades, para tratar sobre a interligação do município acreano à Pucallpa, no Peru.

Durante o evento foi apresentada uma mostra de produtos da indústria do Juruá. Além disso, foi debatido o contexto atual do comércio exterior acreano, assim como apresentado portfólio do potencial empresarial e do programa de consultoria para empresas do Programa de Qualificação para Exportação, oferecido pela Apex Brasil.

A presidente da Acisa, Siglia Abrahão, disse que este é um grande avanço para o segmento empresarial. “Iniciar a estrada para Pulcallpa representa desenvolvimento, principalmente para o agronegócio. Este será um trabalho lento, mas sabemos que vamos colher excelentes frutos, assim como fortalecer o trabalho feito pelas associações comerciais em todas as regiões”, disse.

O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro, classificou o evento como marco importante, pois dois ministros estiveram presentes, reafirmando o compromisso do governo federal. “O evento foi muito importante para nós, principalmente pela posição de apoio do governo federal através dos ministros. O Dnit apresentou um projeto de ligação especificando até onde vai o limite do Brasil. Estamos esperançosos com a realização deste sonho, e também gratos pelo apoio do governador Gladson Cameli, que é filho de Cruzeiro do Sul”, declarou.

O presidente da Federacre, Rubenir Guerra, falou da importância de as Associações Comerciais estarem inseridas neste contexto. “Esta expedição nos trouxe a oportunidade de aproximação maior com empresários do interior, principalmente daqueles com foco no comércio exterior. Apresentamos a eles as possibilidades que envolvem importação e exportação”, explica.

O governador Gladson Cameli, destacou a geração de emprego e renda que beneficiará os acreanos. “A visita dos Ministros falou sobre coisas concretas, algo que está por vir. Estamos falando de R$ 45 milhões para nossas rodovias estaduais, mais a estrada para Pucallpa, projeto que faz parte dos sonhos dos cruzeirenses para aquecer a economia. Vamos gerar emprego, gerar renda e quem ganha é a população”, destacou o governador.

Além dos citados, participaram do evento o presidente da Fieac, José Adriano, o superintendente da Junta Comercial, Pedro Silva, o vice-governador Wherles Rocha, os senadores Sérgio Petecão e Marcio Bittar, deputados Federais Allan Rick e Mara Rocha, deputados Estaduais, Luiz Gonzaga e Nicolau Júnior e empresários da região. Empresários locais e os governadores de estados peruanos, Francisco Pezo Torres do distrito de Ucayali e Luís Guillermo Hidalgo Okimura governante de Madre de Díos também estiveram presentes.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB