Médicos pedem ‘medidas urgentes’ e equipamentos contra o coronavírus

Em carta a ser entregue nesta segunda-feira (6), ao governador Gladson Cameli, dirigentes do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) alertam para a necessidade de que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) adote ‘medidas urgentes’ para suprir as unidades hospitalares com os insumos necessários ao combate à Covid-19.

A partir do texto é possível concluir que os profissionais de saúde continuam sem os equipamentos de proteção individual (EPIs).

O Sindmed alerta ainda a Gladson que, junto com prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, intensifique ‘com mais rigor a fiscalização dos espaços públicos e estabelecimentos comerciais’ fechados por decreto.

Segundo a entidade, é flagrante a quantidade relevante de pessoas circulando nesses locais.

Leia a carta na íntegra:

SINDMED-AC Nº 400-4                                       Rio Branco – AC., 6 de abril de 2020.

Excelentíssimo Senhor

Governador do Estado do Acre

Gladson Cameli

NESTA

Em decisão dos membros da Diretoria do Sindicato dos Médicos do Estado do Acre – SINDMED-AC, vem alertar à Vossa Excelência para implementar medidas de reforço da quarentena, do distanciamento social, para interromper a propagação do Corona vírus (Covid-19).

Medidas urgentes também precisam ser tomadas através da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), no sentido de suprir as unidades de atendimento, na capital e interior,  com o apoio de todos os prefeitos, no sentido de se montar uma estrutura mínima capaz de garantir a segurança dos servidores, por meio da disponibilidade de equipamento de proteção individual (EPI) visando suas proteções e poderem resguardar a segurança dos seus familiares. 

Deixamos claro que, os dirigentes do SINDMED-AC, ainda subscrevem todas as recomendações feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS), em que é fundamental evitar a aglomeração de pessoas em locais públicos e em estabelecimentos comerciais. 

Senhor Governador, vimos sugerir que Vossa Excelência, juntamente com a Prefeita da Capital, Excelentíssima Senhora Socorro Nery, intensifiquem com mais rigor a fiscalização dos espaços públicos e estabelecimentos comerciais, excetuando-se àqueles essenciais ao abastecimento e a segurança da população, pois ainda é flagrante quantidade relevante de pessoas circulando, representando risco a saúde de todos, em destaque as do grupo de risco.

Os Diretores do SINDMED-AC sugerem ainda que deve se intensificar a utilização dos meios de comunicação para a veiculação de material publicitário divulgando alertas, recomendações de higiene, máscaras respiratórias e demais protocolos para combater o Covid-19.

Os médicos do Estado do Acre, juntamente com todos os profissionais da saúde, estão cumprindo, diuturnamente, sua missão: “salvar vidas” e por estarem na “linha de frente, precisam do armamento necessário para terem o êxito nesse combate”, e evitar um maior número de mortes. 

Assim, solicitamos de Vossa Excelência que haja com mais agilidade e eficácia no atendimento das necessidades fundamentais dos profissionais da saúde de todo o estado.

Atenciosamente,

Sindicato dos Médicos do Estado do Acre- SINDMED-AC

A DIRETORIA

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB