Nicolau Júnior cobra ação urgente do Governo Federal para salvar a BR-364

A situação da BR-364 foi classificada como um verdadeiro “pedido de socorro” pelo presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado estadual Nicolau Júnior (Progressistas), durante a saída da caravana política realizada nesta quinta-feira (2). Ele reforçou o apelo por mais recursos, fiscalização e planejamento por parte do governo federal. A declaração foi dada ao programa Boa Conversa – Edição BR-364, transmitido diretamente do local da mobilização.

Entusiasta da iniciativa e um dos organizadores da caravana, Nicolau informou que a chamada “Carta da BR-364” deve ser concluída até sexta-feira (6) e enviada a Brasília como um alerta urgente sobre a precariedade da rodovia.

“Isso é um pedido de socorro da BR-364. Ano passado, já se gastou muito com manutenção. Quem andou no verão viu a estrada melhor, mas no inverno ela praticamente desapareceu. Queremos mais fiscalização, queremos essa licitação prevista para julho, essa antecipação, esse cuidado com o Acre. É isso que pedimos: mais atenção, mais fiscalização e mais recursos, porque o povo está sofrendo. Toda a população depende dessa BR”, afirmou o parlamentar.

Ao comentar a crítica do governador Gladson Cameli (Progressistas) sobre a falta de planejamento na execução das obras, Nicolau cobrou organização por parte dos órgãos federais. Para ele, é inadmissível que as licitações ocorram apenas em julho, quando o período chuvoso já se aproxima.

“O governo federal, o governo do Estado e os órgãos de controle sabem que o Acre tem verão e inverno. Era para ter se organizado antes. Se a licitação for em julho, vamos perder o ano, porque há burocracia. Por isso estamos colocando essa e outras preocupações na carta que segue com a caravana até Cruzeiro do Sul”, disse.

Questionado sobre a possibilidade de destinação de recursos estaduais à recuperação da rodovia, o presidente da Aleac reconheceu os limites da atuação do Legislativo estadual, mas reforçou a importância do envolvimento da bancada federal.

Ele afirmou não saber se a proposta é viável, mas ressaltou que a BR-364 é uma obra do governo federal. Segundo ele, as emendas estaduais ajudam bastante todo o Acre, embora tenham valor inferior às emendas federais. “Hoje existe a emenda individual do deputado federal e também a emenda de bancada. Então o recurso aumentou muito. Dá pra tirar um pouquinho e ajudar a nossa BR-364”, concluiu.

A mobilização busca pressionar o Executivo federal a iniciar imediatamente as obras de recuperação da BR-364, no trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, antes que o período de chuvas torne a situação ainda mais grave. Os organizadores esperam que a Carta da BR-364 funcione como instrumento simbólico e político para acelerar decisões em Brasília.

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB